Comprar livro só pela capa? Nem pensar!

quinta-feira, 4 de abril de 2013


Pelo título, vocês devem saber do que eu vou falar aqui, certo?
O caso é que eu fico muito brava com quem compra livro só pela capa, tipo "OMG, que capa maravilhosa, eu PRECISO desse livro". Ou quem faz uma resenha e termina dizendo "Ah, e essa capa! É maravilhosa, perfeita, aveludada, com auto-relevo, bla bla bla..."

ISSO NÃO EXISTE, CARAMBA! Um bom leitor compra um livro porque vê a sinopse do livro, se é algo que você se identifica, se a história te atrai e não porque a capa tem um desenho lindo, veludo, lantejoula, auto-relevo, capa emborrachada e todo esse bagaço. Por favor, né?

Pois é, Taylor...
Quando estou procurando um livro, a última coisa que eu olho é a capa. Porque, convenhamos, existem muitos livros de capas feias e histórias ótimas e vice-versa.

Dicas para não cometer esse erro terrível de gastar dinheiro com livros que são nada mais que titica de coruja:

  1. VEJA A SINOPSE!! Por que, Senhor, eu continuo encontrando gente que não quer nem ver qual é a sinopse do livro antes de comprar? Pra mim isso não é sintoma de compradora compulsiva de livros, é só burrice, mesmo.
  2. NUNCA, pelo Papai do Céu, bata o olho em um livro, pegue e vá direto até o caixa. Abra, veja a sinopse, se sente para ler (porque toda santa livraria tem uma cadeira, né?), veja se gosta da escrita do autor(a), etc. Comprar um livro porque achou a capa bonita é o cúmulo de idiotice.
  3. Procure críticas e resenhas na internet sobre o tal livro, de preferência de gente que pensa igual a você. É o que eu faço. A maioria dos livros que eu li são recomendações de gente que gosta e desgosta dos mesmos livros que eu.
  4. Também evite comprar o livro na hora. Até porque, um livro que está a R$ 40,00 na livraria pode muito bem estar a R$ 20,00 na internet ou até R$ 16,00 em um bom sebo. Eu sempre compro livros na internet, geralmente uma tonelada toda vez que vêm promoção ou cupon de desconto.
  5. Se não estiver certo se vai gostar mesmo do livro, pegue emprestado com um amigo ou numa biblioteca! Assim, se for mesmo ruim como você previu, você vai poder devolver, sem ficar com o remorso de ter gastado tanto dinheiro com aquele livro.
Lembrando que eu nunca me arrependi de nenhum livro que comprei, porque sempre fiz os quatro itens acima. Exceto, talvez, aquele livro do Glee. Mas eu comprei ele simplesmente porque era do Glee, e não porque tinha uma capa bonita [Aliás, é uma das capas mais feias que eu já vi na vida].

Enfim. Espero que, com essas dicas, vocês não sofram mais do crime de comprar livros só pela capa (e por outras razões estúpidas, também).

Kisses,








2 comentários :

  1. Adorei! Eu acabei de comentar numa resenha sua, brincando que vou comprar A Seleção pela capa. Bem, eu concordo com você em um ponto, jamais compro um livro só por causa da capa. Leia a sinopse, dê uma folheada. Mas uma coisa que eu tenho que dizer é que às vezes me atraio por capas, sim. Claro que só compro se for o meu estilo de livro. Por exemplo eu vi a capa (linda, diva, perfect) do livro O Caso da Criada Desaparecida, li a sinopse, comprei e hoje é um dos meus preferidos, já comprei o segundo e aguardo ansiosamente a tradução do terceiro.
    Beijos
    fellinwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca comprei livros pela capa! A verdade é que, se eu comprasse livros só pela capa, nunca teria conhecido livros tão bons como "Coraline" e "As Crônicas do Subterrâneo" (que tem capas simplesmente horrorosas). Simplesmente não faz sentido para mim bater o olho em um livro e comprar. Especialmente porque há 45% de chance de que você vá se arrepender depois.

      Kisses!

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!