Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? - Lemony Snicket

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Título: Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte

Gênero
Juvenil
Ano: 2012
Páginas: 240

Nota: 10,0


Sinopse: Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

Certo, vamos lá.

Não estava com paciência de fazer essa resenha hoje, mas vou fazer mesmo assim. Só porque amo muito meus leitores.

Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? - eita, títulozinho grande - é o primeiro de quatro livros da série Só Perguntas Erradas e conta a história de um Lemony Snicket de 13 anos que é levado por sua tutora, S. Teodora Markson (O que S quer dizer, Hannah? Vai saber. Lemony Snicket é o mestre em não nos deixar saber das coisas) à Manchado-Pelo-Mar, uma cidadezinha à beira-mar que não está mais à beira-mar. Sim, e lá vem Snicket para nos confudir outra vez. 

Lá, Lemony e S. Theodora Markson tem que resolver o mistério de um objeto roubado que não foi  realmente roubado (nem pergunte) e Lemony ainda tem que se comunicar com sua misteriosa aliada, que pretendia encontrar no dia em que Theodora meio que "raptou" Lemony na Casa de Chá e Papelaria Cicuta (creio que é esse o nome do lugar).

Hannah, eu tenho que ler Desventuras em Série antes de ler QPSAUHD? Não é obrigatório, assim como Os Heróis do Olimpo em relação a Percy Jackson & Os Olimpianos. Mas, assim como Os Heróis do Olimpo, seria muito mais interessante - faria muito mais sentido - se você lesse Desventuras em Série também, já que o livro contém pequenas passagens e personagens a respeito de DeS.

Daniel Handler, vulgo Lemony Snicket é, sem dúvida, um dos melhores escritores de quem eu já li. Sua narrativa te prende e é engraçada. Apesar de parecer confusa, não é, o que ele consegue fazer de maneira surpreendente. A história também é bem desenvolvida - bem é pouco! Handler/Snicket pensa em cada detalhe! Assim como em DeS, Quem Poderia Ser A Uma Hora Dessas? é cheio de mistério, confusões e passagens cômicas.

Os personagens também são super bem desenvolvidos, como Snicket têm essa capacidade incrível de fazer. Não há um personagem criado por ele que não tenha sua qualidade especial. Se tratando de Snicket, todos os personagens são pessoas interessantes/esquisitas/marcantes.

Uma das coisas que eu mais gostei neste livro é que Snicket conta como se nós já soubéssemos exatamente quem ele é, o que faz ali, qual a sua meta, et cetera. E só nas últimas páginas do livro você começa a entender o que diabos estava acontecendo por ali. 

Esse é o tipo de livro que você não pode dizer muito senão estraga a história inteira. Então vou parar por aqui. Mas, juro, esse livro é mesmo muito bom. Não me arrependo, e estou esperando ansiosamente pelo segundo volume da série, When Did You See Her At Last?, traduzido literalmente como Quando Você a Viu Pela Última Vez?, pergunta que suponho que se refira a certa garota traidora (quem já leu, entende esta). Mas, conhecendo Snicket, não garanto nada.





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!