Resenha: O Código Da Vinci - Dan Brown

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Título: O Código Da Vinci
[Obs.: a edição lida foi a Edição Especial Ilustrada]
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Gênero: Romance policialsuspense
Ano: 2005
Páginas: 400
Nota: ♥♥♥♥♥ (5/5)

Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.


[Pode conter spoilers...]

O Código Da Vinci é... O Código Da Vinci. Nunca li nada igual, mas acho que sou um pouco suspeita para falar isso.

Vocês acham mesmo que eu preciso fazer um resumo da história depois dessa sinopse enorme ali em cima? Vou tomar isso como um "não, pode fazer a resenha direto".

Eu tenho uma pequena pergunta: por que eu só consigo achar resenhas negativas desse livro no Skoob? Sério, porque eu realmente gostei do livro... Não achei ele fraco ou clichê, ou simples (?). Só consegui imaginar o quão metidas deviam ser as pessoas que deram uma, duas ou nenhuma estrela para o livro. Sei que apesar de ser o mais vendido, não é o melhor livro de Dan Brown... Mas eu achei ele muito, muito bom.

O Código Da Vinci é repleto de referências a lugares, obras de arte, sociedades secretos, ritos, et cetera et cetera... E confesso que, em alguns momentos, as explicações sobre essas referências chegavam a ficar repetitivas. Mas como eu realmente não sabia da maioria das obras e lugares que ele citava, não foi muito incômodo.

A escrita do Dan Brown é fácil sem se tornar fraca, ou seja, eu consegui absorver cada palavra com clareza. Além disso, ela te prende do começo ao fim! É impossível para de ler. E os personagens também são legais, complexos, inteligentes e tudo o mais. É um romance inteligente, com um final já previsível, mas ainda assim... Eu gostei.

Não sei direito o que falar desse livro, mas eu adorei. É um livro repleto de arte, história e simbolismo, coisas que eu acho interessantísimas. Gostei do autor, do jeito que ele escreve e das ideias dele. Acho que o livro merece ser um dos mais lidos de todos os tempos. Enfim. Adorei O Código Da Vinci. Tanto que comprei O Símbolo Perdido, também edição ilustrada, e vou começar a ler em breve.

Kisses,


3 comentários :

  1. Sério que tem tanta resenha negativa do livro no skoob? Nunca parei para procurar, só sei que também amei esse livro. Achei ele perfeito. Tem suspense, aventura, ação, romance, ficção, história, tudo na medida certa. Uma ótima receita de um bolo de sucesso.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Sou louco para ler esse livro, mas nunca tive oportunidade. Já li Anjos e Demônios, do mesmo autor, e gostei muito. A escrita é ótima e a história é cheia de mistérios.
    Acho que O Código da Vinci também deve ser muito bom. Eu achei o filme maravilhoso, então o livro deve ser melhor ainda.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!