Conhecendo a Série | As Crônicas do Subterrâneo

domingo, 19 de janeiro de 2014


Ayo!

Tive essa ideia no meio da noite, e anotei no caderninho pra não esquecer. É um novo quadro do blog, o Conhecendo

Conhecendo o quê? Conhecendo tudo: Conhecendo a Saga, Conhecendo a Banda, Conhecendo o Livro, Conhecendo o Seriado, Conhecendo o Artista, Conhecendo o Ator, Conhecendo o Vencedor do X-Factor e seu Papagaio. Enfim, deu pra entender. O quadro é pra vocês (e eu também) conhecermos coisas novas, o que é sempre interessante, certo?

Para o primeiro Conhecendo, eu escolhi fazer de uma série de livros pouco conhecida que eu simplesmente amo: As Crônicas do Subterrâneo.


As Crônicas do Subterrâneo é uma série de cinco livros juvenis de aventura escrita pela autora norte-americana Suzanne Collins (sim, a mesma autora de Jogos Vorazes!). personagem principal é Gregor, um garoto de 11 anos que vive em Nova York com sua mãe, suas duas irmãs mais novas e sua avó. Seu pai está desaparecido e a família luta para sobreviver. Um dia, Gregor e sua irmãzinha Boots caem em um duto de ventilação e acabam indo parar em um mundo subterrâneo abaixo da cidade, com ratos e morcegos gigantes como seus habitantes, além de uma estranha raça de humanos pálidos e de olhos violeta. Lá, Gregor descobre que faz parte de antigas profecias - profecias nas quais ele é um perigoso Guerreiro.

Nem lembro como descobri essa série, mas era na época que eu era toda "AI-MEU-DEUS-JOGOS-VORAZES-ASDEFHKFJHAAK" e quando eu vi que era a mesma autora eu simplesmente precisava ler. A série foi lançada antes da trilogia Jogos Vorazes, e, apesar de terem feito bastante sucesso, não explodiram como JV. Enfim, eu li, e acabei deixando JV de lado pra amar para sempre As Crônicas do Subterrâneo.

A série é direcionada para um público mais jovem, e por isso é um pouco mais leve (só um pouco, porque Collins desde de sempre mata seus personagens preferidos). A escrita é mais "confusa" por falta de experiência, mas ainda te prende e te faz ler o livro em uma sentada. O enredo de cada livro é bem simples, do tipo em que tudo acontece super rápido.

Os livros são:

1. Gregor, o Guerreiro da Superfície
2. Gregor e a Segunda Profecia
3. Gregor e a Profecia de Sangue
4. Gregor e as Marcas Secretas
5. Gregor e o Código da Garra

Os personagens são simplesmente incríveis. Gregor, nosso protagonista, não é complexo ou raivoso, ele é apenas um garoto que se vê metido no meio de uma guerra que não tem nada a ver com ele. Gosto muito dele como personagem, pois ao passar dos livros, ele vai amadurecendo rápido demais e se tornando algo que nunca quis ser, algo raivoso e complexo, que quer a paz, mas com o título de Guerreiro, não tem moral para falar.

“Ele [Gregor] nunca conseguia odiar as pessoas por muito tempo, porque sempre encontrava alguma coisa triste na vida deles que ele era forçado a considerar”.

Outra personagem que eu amo é a Luxa. Luxa é rainha de Regália, a cidade humana subterrânea. Ela é muito teimosa - muito mesmo. Pensando bem, tudo que acontece na série é graças à sua teimosia. Mas ela se importa com seu povo e faria qualquer coisa para protegê-los. Luxa foi criada aprendendo a guerrear e governar, e por isso, às vezes ela é dura e extrema. Mas, algumas poucas vezes, ela se abre e nós vemos que ela continua sendo uma criança, e uma bem assustado.

[SPOILER] Mais para os últimos livros, Gregor e Luxa desenvolvem um romance. É adorável, mas eles sabem que não podem ficar juntos, já que Gregor pertence à Superfície e Luxa à Regália. Mesmo assim, eles são meu par literário preferido, acima de tudo mais. [FIM DO SPOILER]

Eu recomendo muito, muito, muito mesmo a série As Crônicas do Subterrâneo. Além de ser bem fácil de ler e ter personagens maravilhosos, ela passa ótimas mensagens: de dar segundas chances, de não julgar pela primeira impressão, de que a guerra nunca é a única solução e de pensar por conta própria. Eu amo esse livro e recomendo ele para todos que perguntarem.

Ah, e se vocês se interessaram e querem ler a série, já vou avisando: preparem os lencinhos quando lerem os dois últimos livros! Fica a dica.

Kisses,

5 comentários :

  1. Parece ser bem interessante... Não vou anotar o nome na minha listinha, mas sei lá, vai que um dia eu leia... E achei bem interessante esse quadro, continue fazendo!
    Kiss ~
    sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belle, como eu já disse, super recomendo a série, é uma das minhas preferidas! Que bom que gostou do quadro, vou tentar fazê-lo no mínimo uma vez por semana.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Louca para ler esta série, é assim que me encontro! Agora com este post eu fiquei ainda mais com vontade de ler esses livros! Adorei a ideia deste quadro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Letícia! Sério, leia, a série é simplesmente incrível. Que bom que gostou do quadro, com certeza vou continuar!

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!