Filme | A Menina Que Roubava Livros

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Nome: A Menina Que Roubava Livros (The Book Thief)
Direção: Brian Percival
Duração: 2h11min
Ano: 2013
País: EUA, Alemanha
Gênero: Drama
Elenco: Geoffrey Rush, Emily Watson, Sophie Nélisse, Ben Schentzer, Nico Liersch
SinopseDurante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger supera a morte do irmão e o afastamento de sua mãe através dos livros que ela rouba - livros largados no chão e livros bem guardados em prateleiras. Com a ajuda do pai adotivo, Hans, ela aprende a ler e descobre a importância das palavras na sua vida.

Nota: ♥♥♥♥♥ (5/5)



Sim, eu não aguentei e baixei o filme pelo Torrent antes de ele ser lançado aqui no Brasil, no dia 31/01/2014. Eu simplesmente amo o livro A Menina Que Roubava Livros, do Markus Zusak, e estava ansiosa demais para ver se a adaptação cinematográfica tinha ficado à altura.

No filme, Liesel Meminger (Sophie Nélisse) é uma garota que, no auge da Segunda Guerra Mundial, é enviada junto com o irmão pela mãe para viver com uma família adotiva. Porém, o irmão de Liesel não sobrevive à viagem, e ela passa pela terrível experiência de ter que enterrá-lo no meio do caminho. É aí que rouba seu primeiro livro: "O Manual do Coveiro". Liesel não sabe ler, o que a torna motivo de zombarias na escola, mas acaba aprendendo com a ajuda de Hans Hubermann (Geoffrey Rush), seu pai adotivo.

Um dia, porém, o judeu Max chega à casa de Liesel pedindo por abrigo contra os nazistas. Hans o ajuda, e Liesel acaba formando um laço muito forte com o judeu, mesmo sabendo que ele não poderia ficar - e Max se tornaria mais outra pessoa que ela perdeu. A opressão e o medo daquela época fariam qualquer um ficar louco, mas Liesel encontra uma escapatória: os livros roubados das fogueiras mais imundas e bibliotecas mais impecáveis, que um dia salvariam sua vida.

Estava um pouco apreensiva quanto à esse filme como uma adaptação, porque é um livro muito poético e lento, o que, a meu ver, dificulta fazer uma boa adaptação. Mas me surpreendi, porque o filme foi impecável e traduziu para as telonas todos os sentimentos e mensagens que o livro passa de forma espetacular. Li o livro faz algum tempo, mas acho que eles conseguiram colocar todas as cenas importantes e até deram um jeito de colocar a Morte como a narradora da história, assim como no livro.

Muita gente ficou reclamando que "a atriz que faz a Liesel não parece com ela", "a Liesel não é loira", mas realmente não interessa a cor dos olhos da pessoa, mas se ela consegue passar bem os sentimentos da personagem por esses olhos. Sophie Nélisse, que fez a Liesel, estava maravilhosa e eu achei que ela a Liesel perfeita. Todos os atores dos filmes estavam incríveis e transmitiram bem seus personagens.

O cenário, fotografia e a trilha sonora também estão ótimos e te fazem imergir completamente no filme. Mesmo assim, não recomendo o filme para todos os tipos de pessoas, pois, como já disse, ele é poético e lento e muitas pessoas podem considerar isso maçante e cansativo.

Mas, para os que leram o livro e gostaram, vejam com tudo: ficou uma adaptação extremamente fiel com todos os detalhes técnicos impecáveis. E para quem nunca leu o livro, mas se interessaram pela história, recomendo que assistam: independente de ser uma adaptação de livro, A Menina Que Roubava Livros é um filme de qualidade, que merece ser visto e apreciado.

Kisses,

4 comentários :

  1. Oi Hannah! Adorei a resenha, já faz muito tempo que quero ler o livro A Menina que Roubava Livros e agora que vai sair o filme, vou ver se eu leio o livro a tempo de poder assistir o filme no cinema. Vi que você falou de um tal de Torrent, esse site é bom? Poderia me passar o link?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! O Torrent na verdade é um tipo de programa pra baixar arquivos. O site que eu baixo é o Pirate Bay (mas ele é cheio de links suspeitos, então veja um tutorial se for tentar baixar ;-))

      Excluir
  2. Sério que a Liesel não é loira? Não consigo me lembrar desse detalhe e, sinceramente, dessa vez nem me importei com total verossimilhança, porque simplesmente amei o filme e todos os atores que deram vida aos meus personagens queridos! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nunca foi realmente mencionado, mas tem gente que tenta achar problema em tudo '-' Também ameeeei o filme, os atores foram todos perfeitos!

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!