Livro | Quando Você a Viu Pela Última Vez? - Lemony Snicket

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Título: Quando Você a Viu Pela Última Vez? 
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte 
Páginas: 272
Gênero: Infanto-juvenil
Ano: 2013
Nota: ♥♥♥♥♥ (5/5)

Sinopse: Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete. Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha? Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?



[Pode conter spoilers do livro anterior]

Quando Você a Viu Pela Última Vez? é o segundo livro de uma série de quatro, que conta as aventuras e as perguntas erradas de um Lemony Snicket de 13 anos numa pequena cidadezinha chamada Manchado-Pelo-Mar, que está lentamente falindo. Lemony e sua tutora, S. Teodora Markson, arranjam um caso sobre uma garota desaparecida, a jovem Cleo Knight. Teodora acredita que ela simplesmente fugiu para trabalhar no circo, mas Lemony desconfia de outra coisa, pois Cleo era uma química brilhante e não partiria sem deixar um bilhete. Assim, com a ajuda de outras crianças que são as únicas que realmente acreditam em Lemony, ele sai buscando por pistas de onde Cleo poderia estar. E, no meio desse caso, acaba topando com alguém que não esperava encontrar novamente...

Como Lemony Snicket é um dos meus escritores preferidos, minha vida ficou mil vezes melhor quando Quando Você a Viu Pela Última Vez? chegou aqui em casa. Mas, como eu já disse antes, estava muito preguiçosa pra ler, e acabei lendo só no Ano-Novo, quando não tinha internet para eu assistir séries.

No primeiro livro da série Só Perguntas Erradas, nos deparamos com a primeira delas: Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? onde Snicket se mete em um caso de um objeto roubado que não foi realmente roubado, mas que hora ou outra acaba sendo. Enfim. 

O enredo de Quando Você a Viu Pela Última Vez é realmente bom, mas confesso que estava esperando mais. Mais ação, mais revelações, mais tudo. Mas não foi nada muito grande, até porque já estou acostumada com os livros de Snicket e ele costuma muito fazer isso - deixar as coisas meio vagas.

O ponto alto dos livros de Lemony Snicket são a narrativa rápida e divertida. Simplesmente não tem como descrever como é gostoso ler qualquer livro escrito por Snicket, porque é uma narrativa completamente diferente e uma estória estranha, divertida e em alguns pontos quase absurda (e é exatamente por isso que Snicket é o meu autor preferido).

Outra coisa incrível dos livros de Snicket são os personagens marcantes e interessantes, como, por exemplo, a jornalista-mirim Moxie Mallahan, corajosa, inteligente e muito, muito curiosa. Na verdade, todas as crianças do livro são super cativantes e marcantes, enquanto os adultos são no mínimo preguiçosos, para não dizer obtusos. No livro inteiro, fica bem claro que os adultos querem sempre fazer tudo pelo modo mais fácil, mesmo que não seja o correto.

A diagramação é perfeita, folhas amarelas, fonte consideravelmente grande e ilustrações lindas aqui e ali. A capa também é maravilhosa e tem várias "cenas" (quase spoilers) do livro, que você vai percebendo enquanto lê.

Enfim, Quando Você a Viu Pela Última Vez é um livro incrível - nada de mais, até meio bobo, mas sendo um livro infanto-juvenil, dá pra passar. Ele é mega divertido, perfeito para passar o tempo numa viagem (como eu fiz). E por fim, o pedido final: leiam Lemony Snicket. Não vão se arrepender.


Kisses,

P.S.: Sim, voltei a usar as assinaturas em imagem. Prometi a mim mesma que não ia mais usar, etc, etc, mas não aguentei e resolvi voltar a usar. Espero que não se importem, se sim, é só falar, ok?

2 comentários :

  1. Esse livro deve ser bom ein *-*
    Fiquei curiosa para ler esse livro... '

    Kissus ç.ç
    http://panda-e-nutella.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!