Conhecendo | Vocaloid

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


Ayo!

Aliás, eu estava pensando: vocês sabem porque eu começo os posts com "Ayo" em vez de "Oi"? Acho que não. Para quem quiser saber, é por causa da música I Got a Boy, das Girls' Generation, que começa justamente com Ayo. Quando virei fã das GG, comecei a usar Ayo e acabou virando hábito. Sei lá, talvez vocês quisessem saber :D

Bem, o post de hoje é sobre meu novo vício musical: Vocaloids. Se você curte cultura japonesa, provavelmente já ouviu falar, mas se não... Bem, é para isso que esse quadro serve!

Vocaloid é um programa de síntese de voz desenvolvido pela Yamaha usa tecnologia de sintetização de vozes gravadas (uma espécie de vocalista virtual). Cada programa é vendido individualmente com um 'personagem', o software é destinado a músicos profissionais. Para ajudar nas vendas, é comum as empresas colocarem um avatar para representar a voz do produto. O produto mais conhecido é Hatsune Miku, mas também existem outros em vários idiomas diferentes.

Como entrei no mundo otaku, eu ouvia e ouvia e ouvia falar cada vez mais das tais Vocaloids. Como eu sou muito curiosa, resolvi dar uma conferida e, claro, apaixonei ♥ Por não serem reais, os Vocaloids causam muita polêmica ("Como você pode idolatrar um programa?", "Qual o sentido de gostar tanto de algo que não é real?"), mas eu não ligo muito para isso, porque as músicas são realmente boas.


Os Vocaloids fizeram tanto sucesso que chegaram a virar estrelas pop lá no Japão. A partir de 2004 (creio eu) os Vocaloids fizeram inclusive shows por lá. Os organizadores não revelaram a tecnologia usada para por avatares no palco, mas eu suspeito que seja uma projeção em vidro ou acrílico transparente, que faz os bonequinhos 3D parecerem que estão mesmo no palco.

Como Vocaloid na verdade é um programa, várias pessoas produzem suas músicas e as lançam. Portanto, há as músicas mais diversas com os avatares tendo as personalidades mais diferentes. Uma delas tem que te agradar, não é?



A Vocaloid mais conhecida é realmente a Hatsune Miku. Ela "é" uma adolescente de cabelos verde-água e olhos da mesma cor. A voz dela é bem fofinha, meio high-pitched (às vezes um pouco irritante). Uma de suas músicas mais conhecidas é World Is Mine e também PoPiPo (que é a coisa mais kawaii do mundo *---*). 

Miku cantando World is Mine ao vivo

PoPiPo (KAWAII)


Outra Vocaloid que eu amo é a Megurine Luka, representada como uma mulher de 20 anos e cabelos e olhos cor-de-rosa, que tem uma voz mais adulta (menos high-pitched). As músicas que amo dela é Just Be Friends (que também é sua mais famosa) e Witch, que é minha música de Vocaloid preferida.

Just Be Friends ao vivo


Witch ( ou Witch Hunt)

E também Kagamine Rin e Kagamine Len, que são vendidos juntos em um único programa, e, de acordo com a escolha do comprador, podem ser irmãos ou namorados (nem pergunte). Eles são loiros de olhos azuis e a voz deles também é bem legal, e fazem tanto músicas juntos quanto separados. Algumas deles junto que gosto são Migikata no Chou e Trick and Treat. Individual, da Rin eu gosto de Kokoro e do Len, Spice :3

Migikata no Chou ao vivo

Rin - Kokoro 

Len - Spice!
[O PV é ligeiramente... Hum, 'para maiores'. Só avisando]


Algumas outras músicas "em conjunto" que eu adoro são Reboot, da Miku, Luka e Zumi; Alice Human Sacrifice, da Meiko, Kaito, Miku e Rin e Len; e Magnet, da Miku e Luka.

Miku, Luka e Zumi - Reboot
[Preparem os lencinhos]

Meiko, Kaito, Miku e Rin e Len - Alice Human Sacrifice
[Essa música sempre me deu medo... Mas que é legal, é]

Luka e Miku - Magnet


Bom, isso é o que sei e posso falar. Ainda estou desbravando o vasto mundo dos Vocaloids. Há muitos e muitos avatares, e muitos e muitos produtores. É um mundo cheio de possibilidades. Há aquele certo preconceito por não serem cantores reais, mas eu não vejo muito sentido nisso. Se eles conseguem fazer uma música boa, o que mais há para discutir?

Então, é isso! Espero que tenham gostado do "estudo" de hoje. Já conheciam Vocaloid? Querem conhecer? Comentem, eu fico tão feliz :3

Kisses,

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!