Livro | Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Título: Feita de Fumaça e Osso
Autor: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
Gênero: Sobrenatural, YA, Romance
Ano: 2012
Nota: ♥♥♥♥♥ (5/5)

Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.



Ayo! Demorei para postar, sim ou claro? Desculpem, estudo, preguiça... Tudo contribuiu um pouco. Bem, o livro que vim resenhar hoje é Feita de Fumaça e Osso, da Laini Taylor. Admito que adiei bastante a leitura desse livro (ganhei ele lá no começo de novembro, se não me engano) e, assim como aconteceu com O Teorema Katherine, me arrependi muito. Feita de Fumaça e Osso foi uma leitura incrível e um daqueles livros que me acabaram me envolvendo com a história e os personagens.

Nossa protagonista é Karou, uma garota de 17 anos, cabelo da cor lápis-lazuli e 92 cadernos de desenho. À primeira vista, ela é uma simples estudante de arte de Praga. Mas, às vezes, ela tem que sair para fazer tarefas misteriosas, que incluem carregar presas de elefantes no metrô de Paris e tomar café com lunáticos em Marrocos. Tudo isso para ajudar Brimstone, um monstro (por falta de palavra melhor) que criou Karou e é a única coisa que ela pode chamar de família.

Em uma de suas tarefas, algo inesperado acontece: ela é atacado por um homem absurdamente bonito e com asas de fogo e olhos impiedosos. Por alguma razão, ele a poupa, mas o incidente é suficiente para mudar a vida de Karou para sempre.

Hum... Por onde começar por esse livro? A história é muito bem estruturada, assim como os personagens. Todos os personagens são super interessante (Zuzana, Zuzana, Zuzana) e essa é uma das poucas vezes em que eu não detesto a personagem principal (sim, eu tenho um talento para isso). Karou é forte, decidida, habilidosa, e extremamente complexa. Ela sente um vazio dentro de si, e esse conflito a faz uma personagem incrivelmente estruturada.

Também temos Akiva, nosso mocinho e meu novo marido literário. Não posso falar muito dele, pois acredito que seria spoiler, mas ele é um serafim (anjo) e é a perfeição encarnada. Sem contar os personagens secundários, que são importantes para a trama, como a família monstra de Karou, ou apenas um alívio cômico, como Zuzana, a melhor amiga baixinha e raivosa de Karou.

A escrita da autora é perfeita e te prende completamente. Certo que algumas vezes acabei me enrolando com algumas expressões mais rebuscadas que ela usava, mas isso não atrapalhou de forma alguma a leitura. A trama também é incrível, com um final cheio de revelações e um pequeno cliffhanger. Levei poucos dias para terminar o livro, e poucos segundos para me sentir completamente imersa na história. O universo, o Outro Mundo criado por Taylor é extremamente atraente e espero que ele seja mais explorado no segundo livro. De início, a única coisa que me incomodou no livro foi a relação entre Akiva e Karou, que achei que tinha acontecido rápido demais. Mas, depois de ler o final eu compreendi e deixei o detalhe de lado.

A diagramação é linda, e o livro tem algo de que eu estava sentindo falta ultimamente: títulos de capítulos! São títulos engraçados ou tensos, dependendo da situação. Não lia livros com títulos nos capítulos desde Percy Jackson, então fiquei feliz com essa coisinha boba. Encontrei poucos erros, de digitação provavelmente. E quanto à capa, nem preciso dizer que é perfeita, não? 

Feita de Fumaça e Osso é um livro incrível, com uma escrita majestosa e ótimos personagens. É um típico YA com anjos e demônios, mas tenta passar sim algumas mensagens. Estou lendo agora sua continuação, Dias de Sangue e Estrelas e por enquanto está tão bom quanto. Super recomendo o livro!

Kisses,


2 comentários :

  1. Eba! Que bom que você gostou do livro, e que bom que é já ter a continuação para engrenar na leitura né?! Eu ameiii a Zuze.. que personagem fantástica, acho que os livros não teriam graça para mim se ela não existisse.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Mi, o livro é perfeito *----* Ainda bem que já tenho aqui a continuação, não ia aguentar pra ficar esperando para saber o que acontece depois daquele final... Também ameeei a Zuze, ela me lembrou muito de uma amiga minha (baixinha e raivosa, claro) kkk

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!