Conhecendo | Termos de Fãs

terça-feira, 18 de março de 2014


Ayo!

Antes de tudo: gravei vídeos para o blog, mas adivinha? Sim, meu PC deu a louca e os meus programas de edição de vídeo e imagens sumiram todos. Então vou demorar a postar os vídeos para vocês, ok? Não me matem.

Outra coisa importante: minha história Red Hood está concorrendo no Fanfic Awards do Perfect Desing, e eu queria pedir humildemente que você votem nela na categoria Melhor Fanfic de Mistérios ou Suspense aqui. Se não for incômodo :)

Agora, para sobre o que o post é realmente sobre: hoje vim com um Conhecendo um pouco diferente. Hoje vou falar sobre uma coisa que confunde bastante as pessoas que estão entrando em comunidades de fãs, e para não fazê-las aprender na marra como aconteceu comigo, vim explicar alguns dos termos usados por fãs, como ship, fanfic, fandom e cosplay.


 (do inglêsfan, de fanatic, fanático) é uma pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa famosa, grupo, idéia, esporte ou mesmo um objeto inanimado. 
Fandom é uma palavra de origem inglesa (de fan kingdom, ou reino de fãs) que se refere ao conjunto de fãs de uma celebridade, livro, programa de TV, filme, ideia, etc.
[Eu sinceramente não sei que tipo de imagens usar para ilustrar este post]

Quando você entra no mundo da blogosfera e das redes sociais, e começa a postar sobre livros, filmes, animes, música, você inevitavelmente acaba se envolvendo com outros fãs das mesmas coisas que você - grandes grupos deles. Fazer parte de um fandom, na verdade, é uma ótima forma de fazer amigos, na internet e na vida real (ao menos foi assim comigo, e olha que sou uma pessoa muito tímida). Enquanto você não crie brigas dentro ou fora do fandom, é super legal e saudável fazer parte de um.

Dependendo do fandom, os fãs usam diferentes termos, como "piadas particulares". Os fãs de k-pop usam várias palavras coreanas, como oppa (menino), maknae (caçula, algo assim) e aegyo (jeito fofo de tirar fotos). Os fãs da cultura japonesa usam palavras japonesas, como minna (pessoal), baka (idiota), etc. E aí vai.

Aegyo, para quem quer saber. Os kpoppers fazem muito por que é algo comum na Coreia :3

Os fãs de livros, filmes e séries usam piadas ou frases dos livros quase como lemas. É uma maneira de reconhecer quem realmente leram os livros ou viram os filmes ou séries, e diferenciá-los dos posers.

Poser é um termo pejorativo, usado para descrever "uma pessoa que finge ser algo que ela não é", copiando vestimentas, vocabulário e/ou maneirismos de um grupo ou subcultura, geralmente para conseguir aceitação dentro de um grupo.

Ou seja, o poser é aquele que diz que é parte do fandom, mas na verdade só quer... Nem sei o que eles querem. É um fingidor - alguém que apenas finge ser parte do fandom. Porque eu não faço ideia.

Fanfics, cosplays, fanarts, fanzines e fanmades em geral são algumas coisas típicas. Fanfic ou fanfiction é uma história (ficcção) criada por fãs. Fanarts são desenhos ou pinturas feitos por fãs. Fanzines são revistas editadas por fãs, geralmente por diversão mesmo. Cosplays, de costume play, é quando um fã se fantasia ou representa um personagem de livro, anime ou série. Todos são bem divertidos de fazer, se querem saber minha opinião (o que você não querem, não é mesmo?)

Uma das minhas fanarts preferidas de Harry Potter *---*
Ótimo cosplay dos vocaloids Kagamine Rin e Len

Agora, minha parte preferida: ships! Ship, do inglês relationship, é um termo utilizado na internet para indicar um casal - seja real e oficial ou não. O casal pode ser de celebridades, personagens de livros ou séries, etc, etc. E (claro) tem seus subtermos: canon ship é o casal oficial, real. Já cult ship ou fanon ship é o casal não-oficial, que os fãs gostam e imaginam juntos, mas não é a realidade. O shipper é aquele que torce por um casal. O seu ship preferido pode ser chamada de OTP - One True Pairing, algo como "um casal verdadeiro".

Shippar é bem legal, apesar de parecer um pouco estranho. Você sente uma conexão especial pelo casal pelo qual você torce, e é divertido estipular o que acontecerá com eles, mesmo quando não são reais.

11º Doctor e River Song, de Doctor Who - meu OTP.

Os temos que expliquei acima são os mais usados nas redes - Facebook, Tumblr, Twitter, et cetera. Eu faço parte de vários fandoms e acho super legal. Agora, não são legais os "fãs" que saem puxando brigas com outros fandoms - como a rixa entre os fãs de Harry Potter e Crepúsculo -, fãs que saem puxando brigas com pessoas dentro do fandom (discussão por ships, membro favorito de banda, etc.) e fãs que acham seu livro/filme/série/anime melhor que todos os outros sem discussão. Isso não é legal, é desrespeitoso e uma grande falta de educação. Então, se você entrar em um fandom, não seja esse tipo de pessoa. O melhor tipo de fã é aquele que respeito o gosto de outro.

Bem, é isso! Espero que tenham gostado desse post um pouco diferente. Já vi várias pessoas sem saber o que eram essas coisas, então achei que seria útil um post assim. Contem para mim: tudo! Seus ships, seus fandoms, seus links para fanfics e tal. Comentem ;)

Kisses,

9 comentários :

  1. Oh, que post divo!! Amei!
    Tipo, algumas coisas eu não sabia, mas de maioria foi legal aprender um pouco mais!
    Amei essa fanart de HP, muito linda! e esse cosplay dos kagamine ficou perfeito >.<
    Ah, eu não sei se já comentei aqui... bem eu sigo há um tempinho, mas quase não entro aqui, por falta de tempo mesmo... mas o blog é bem interessante! Vou tentar aparecer mai vezes :3
    http://kawaiiyujo.blogspot.com/
    ~Kissus
    (desculpa pelo comentário removido!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post e aprendeu um pouco com ele! Afinal, essa era minha intenção, haha :3
      Essa art é mesmo liiiinda, exatamente o jeito que imagino os personagens. Amo os Kagamine, e esse cosplay é ♥
      Espero que goste do blog e se torne uma leitora! >.<

      Excluir
    2. quem é o autor(a) da fanart?? Tem realmente muito talento !

      Excluir
    3. Hum, não consigo achar :-\ Mas, realmente, ele(a) tem grande talento!

      Excluir
  2. Oi querida, poxa, que pena que deu problema no vídeo, detesto quando isso acontece. Sei que estou com vários vídeos atrasados, mas às vezes me dá uma preguiça tão grande de gravar :P Uhuu, parabéns pelo concurso, já votei na sua fanfic :) Que legal que você fez um post sobre os termos, isso é super útil e esclarecedor e você me lembrou que preciso dar continuidade na minha coluna.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, meu problema máximo é a preguiça. Só que quando finalmente animei de gravar, meus editores foram embora. Fiquei com tanta raiva... Parecia que o universo não queria que eu fizesse vídeos.
      Obrigada por votar! Queria fazer esse post há um tempinho, já que eu vejo muita gente perdida quanto aos termos, então... Ah, e continue sua coluna, é super legal :D

      Excluir
  3. Eu não entendo pq um fan brica com o outro sendo q nem é a mesma obra. Qual o problema dele gostar de uma obra diferente? O mundo seria insuportável se todo mundo gostasse da mesma coisa. Então vamos deixar as pessoas diversificar mesmo vc não gostando do q ele gosta né?!

    Kissu o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você! Como eu disse, o melhor fã é aquele que respeita o gosto de outro. Eu, por exemplo, não curto One Direction, mas tenho amigas que curtem e respeito isso, assim como elas respeitam meu gosto por Animes, por exemplo :D

      Excluir
  4. Sairam os resultados do Winter Wolf Awards - Edição 5. Confira o que você ganhou :)

    Att.
    Nymeria

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!