Livro | A Queda dos Cinco - Pittacus Lore

sábado, 15 de março de 2014

Título: A Queda dos Cinco
Autor: Pittacus Lore
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Gênero: Aventura, Ficção
Ano: 2013
Nota: ♥♥♥♥♥ (5/5)

Sinopse: John Smith, o Número Quatro, achou que tudo seria diferente quando os lorienos se juntassem. Eles parariam de fugir. Lutariam contra os mogadorianos. E venceriam. Mas Quatro estava errado. Depois de enfrentarem Setrákus Ra e quase serem dizimados, os membros da Garde reconhecem que estão despreparados e em minoria. Escondidos na cobertura de Nove, em Chicago, eles planejam os próximos passos. Os seis são poderosos, porém não são fortes o suficiente para enfrentar um exército inteiro, mesmo com o retorno de um antigo aliado. Para derrotar os mogadorianos, cada um deles precisará dominar seus Legados e aprender a trabalhar em equipe. O futuro incerto faz com que eles busquem a verdade sobre os Anciões e seu plano para os nove lorienos escolhidos. A Garde pode ter perdido batalhas, mas não perderá a guerra.


Ayo! Sim, voltei com uma resenha! Finalmente estou voltando a ler bastante, e A Queda dos Cinco foi um livro tão incrível que eu não consegui parar de lê-lo. 

[ATENÇÃO: essa resenha contém spoilers dos livros anteriores da série Os Legados de Lorien!]

Bem, pessoal, você já deveriam saber que eu amo a série Os Legados de Lorien, cujos três primeiros livros eu já resenhei aqui, aqui e aqui, onde vocês podem ver claramente como eu evoluí em questão de fazer resenhas. De qualquer maneira, estava muito ansiosa por A Queda dos Cinco, e não me decepcionei!

Os Legados de Lorien conta a história da Garde, dez alienígenas do planeta Lorien que vieram se refugiar na Terra após a destruição de Lorien, com a missão de derrotar os mogadorianos, os destruidores de seu planeta, e algum dia restaurar Lorien. A Garde já está quase toda reunida - exceto aqueles que já morreram - mas depois de uma derrota feia em uma batalha, eles resolveram parar quietos e treinar antes de investir contra os mogs novamente. Vocês já devem ter visto aquele filme horrível baseado nessa série, Eu Sou o Número Quatro, não é? Enfim.

O livro inicia com narrativa do Sam, fiel escudeiro de John, o Número Quatro, e um dos meus personagens preferidos. Fiquei muito surpresa quando percebi que era o Sam narrando, porque ele é um mero humano e não esperava que tivesse sua própria narrativa. Sam conta como conseguiu escapar das garras mogadorianas, com a ajuda de seu pai há muito desaparecido e - surpresa, surpresa! - um mogadoriano chamado Adam. Sim, também não entendi direito.

Enquanto isso, o restante da Garde (John, Seis, Marina, Oito, Nove e Ella) e a humana Sarah estão escondidos na cobertura luxuosa de Nove em Chicago, tentando bolar um plano de ataque, uma vez que o último não deu muito certo, e tentando contatar o Número Cinco, que aparentemente não é muito bom em, "não chamar atenção".

Admito que esperava um pouquinho mais de A Queda dos Cinco. Mais revelações, lutas e uma interação maior entre os personagens. Mas tudo isso só acontece no final - bem no finalzinho mesmo - onde temos muitas revelações, lutas, novos poderes e até traições. Mas estou adiantando a resenha.

Ao longo do livro, somos introduzidos ao pai de Sam, Malcolm, que estava sumido há muito, muito tempo e ao Número Cinco, que diz nunca ter participado de nenhuma batalha, e age de forma ligeiramente antissocial. Minha opinião sobre Cinco ainda não está formada - mesmo depois de terminar o livro, ainda não sabia se não gostava dele ou se o achava simplesmente confuso. Espero que o próximo livro conte um pouco mais da história dele (talvez em sua própria narrativa) porque quero muito saber seus motivos por ser desse jeito.

Ainda espero pelo dia em que John, o Número Quatro, não me deixe borbulhando de irritação. Nesse livro, Sarah Hart, namorada de John, finalmente conseguiu me conquistar - como qualquer garota com uma arma consegue - mas não posso dizer o mesmo sobre John. Não sei o que há nele, mas não consigo gostar dele de jeito nenhum. Por outro lado, simplesmente amo a Seis e o Oito. Marina, a Número Sete, também conseguiu meu respeito nesse livro, por conseguir controlar aquele bando de alienígenas impulsivos e se mostrar bastante poderoso ao fim do livro. Os personagens não foram tão bem desenvolvidos ou "evoluíram" tanto quanto gostaria, mas Os Legados de Lorien ainda tem os melhores personagens de todos os tempos.

Apesar de não ter muita ação e batalhas, o livro é bastante intenso: a Garde sofre com pesadelos extremamente realistas e dúvidas sobre a lealdade de certas pessoas. É um livro na qual a a resistência loriena sofre de uma forma mais psicológica do que física. Gostei disso.

Como eu já disse, final foi super eletrizante e surpreendente. Senti muitas emoções enquanto lia aquelas 30 últimas páginas. Mas não posso falar muito pois é ~spoilers~

A diagramação é ótima, com letras diferentes para cada narrativa (que eu acho legal demaaaaais), papel pólen (aquele amarelado, sabe) e poucos erros. A capa eu achei a mais legal de todas da série, embora eu não seja completamente coerente com a história.

A Queda dos Cinco é um ótimo livro, com ótimos personagens e um ótimo final. O meio do livro foi um pouco enrolado, mas nada que atrapalhe a leitura ou te faça parar de ler - porque acredite: quando você começa a ler essa série, você simplesmente precisa saber o que acontece depois!

Kisses,

3 comentários :

  1. Hannah,
    Continuo acompanhando seu blog, ate comecei a ver alguns animes, adoro as suas resenhas, queria ter mais tempo para ler mais.
    Sei que você gosta de contos, tenho um amigo que está participando de um concurso, você pode dar uma passadinha lá e deixar um comentário?
    http://entrecontos.com/2014/03/05/o-ultimo-dia-socram-bradley/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, obrigada por acompanhar o blog :D Nem tenho feito muitas resenhas ultimamente, vou voltar a fazer agora hehe...
      Já vou ler o conto do seu amigo! :)

      Excluir
  2. Isso é um comentário "automático"

    Saiu o resultado da quarta edição do Winter Wolf Awards. Que tal conferir seus prêmios?

    Att.
    Nymeria

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!