Filme | Divergente

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Nome: Divergente
Direção: Neil Burger
Duração: 2h19min
Ano: 2014
País: EUA
Gênero: Distopia, Ação, Romance
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Zoe Kravitz, Ansel Elgort, Miles Teller, Jai Courtney, Maggie Q
Sinopse: Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Audácia, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.
Nota: ♥♥♥♥♥ (5/5)


Ayo! Então, pessoal, como vai o feriado? Deve estar muito bom mesmo, para eu não ter recebido nenhum comentário nos dois últimos posts. Fiquei triste :( Mas feliz páscoa para vocês mesmo assim.

No sábado fui no cinema assistir ao filme Divergente. O filme é baseado na trilogia de mesmo nome da Veronica Roth, cujos dois primeiros livros eu resenhei aqui em algum lugar (preguiça de procuraaaar) e o terceiro livro eu estou lendo agora. Não são os meus livros preferidos, mas dou muito crédito à autora por criar uma história tão legal e misteriosa. Até me faz esquecer dos personagens fracos.

Divergente se passa num futuro não muito distante na cidade de Chicago, destruída pelo tempo, cercada por um muro e com a população dividida em cinco facções: Erudição, Franqueza, Abnegação, Amizade e Audácia. Cada facção preza uma virtude e tem uma função. A Erudição preza o conhecimento e seus integrantes são cientistas, médicos e pesquisadores. A Franqueza acha que a verdade é a virtude máxima, e cuida da justiça com advogados e juízes. A Amizade é a facção dos amigáveis, bondosos e "na deles", e sua função é cuidar do agropecuária e fazer o que bem entender. A Audácia contém os corajosos, soldados e destemidos, que cuidam da segurança e protegem Chicago. A Abnegação é altruísta, livre de bens materiais e da vaidade, e por isso é a facção que governa essa sociedade e ajuda os sem-facção, aqueles que não se encaixam em nenhuma e vivem como mendigos.

Nossa protagonista, Beatrice Prior, nasceu e cresceu nesta última. Ela foi criada para ajudar os necessitados e nunca pensar em si mesma, mas isso não funciona bem para ela. Quando faz 16 anos e faz um "teste" para determinar de que facção ela combinaria melhor, tudo dá errado: seu resultado foi inconclusivo e ela descobre que é Divergente, o que quer que isso seja. Na hora da escolha, ao invés de escolher sua família e continuar na Abnegação, ela vai para a Audácia, onde resolve começar de novo com o nome Tris. A partir daí começa seu treinamento rigoroso com o instrutor Quatro e as descobertas sobre divergência e conspirações.

Sendo fã do livro, é difícil não comparar o filme. Eu fui ver com a minha mãe - que também leu o livro - e ficamos praticamente o filme todo falando "ah, isso não teve no livro", "faltou essa cena", "não foi assim que aconteceu". Mesmo assim, o filme ficou ótimo, e foram poucas coisas que não gostei.

Quero que fique bem claro que eu não gosto nem um pouco dos personagens de Divergente. Eles são bobos, impulsivos, confusos e duvidosos com coisas em que não precisa ter dúvidas. Especialmente a Tris. Personagem mais chata não existe. Por isso dou muito crédito à Shailene Woodley, intérprete da protagonista, que de alguma forma ela fez a Tris ficar menos insuportável. Ok, falando sério: eu amo a Shailene! Ela é uma atriz incrível e isso fica super claro em Divergente. Theo James também passou muito bem por seu personagem Quatro. Muitas pessoas disseram que ele era "inexpressivo", mas é fácil perceber que isso é uma característica do personagem.

Admito que, ao ler os livros, não consegui imaginar ninguém como os personagens. Eles eram pessoas sem rosto, mas agora eu sei que Shailene e Theo são meus Tris e Quatro! Há uma química inegável entre eles, o que fez tudo ficar mais real e convincente (até mais do que os personagens no livro) O casting foi incrível, desde a Miles Teller e Zoe Kravitz, os colegas iniciandos de Tris, até Kate Winslet, a Rose Jeanine, líder da Erudição e vilã da história. Achei só que a Jeanine não passou toda a "vilanidade" que poderia. Quem visse o filme só a acharia meio louca, mas ela é uma pessoa inteligente e elegante - só tem um ponto de vista diferente.

O filme ficou realmente bem feito e conseguiu passar perfeitamente os cenários, personagens e as cenas mais importantes do livro. É isso que dá a autora do livro produzir o filme. E como ficou um filme super fiel, também ficou grande T-T O livro em si tem um tamanho considerável - lá pela 500, 600 páginas e muito detalhes. O filme, com suas 2 horas, me irritou um pouco: minha pipoca acabou no começo, e na metade eu já queria ir no banheiro.

Sobre o enredo, achei ok. Não deixou de fora o que era importante, e alguém que não conhece os livros dá pra entender bem tudo. Várias coisas ficam no ar, mas isso é só uma estratégia para ter o que falar nos próximos filmes. O filme alterou algumas cenas do livro - o que aconteceu com o disco rígido? - mas no enredo total, não fez diferença.

Os efeitos, figurinos e cenários também ficaram muito bons e fiéis aos livros. Embora algumas pessoas reclamem que ficaram muito "simples" e pouco futurísticos, acho que a ideia não era passar algo futurístico, e sim uma sociedade à parte.

Um dos pontos fortes do filme para mim foram as cenas de lutas. Foram super realistas e tensas, amei! Uma das coisas que eu amo em Divergente são os soros, as paisagens de medo e o teste de aptidão, e senti que eles não foram tão bem explorados como eu gostaria no filme. Queria ter visto todas as cenas do teste e todos os medos da Tris. Mas a cena dos medos do Quatro está de parabéns - igualzinho ao que eu imaginei.

Divergente é ótimo, tanto quanto um filme quanto uma adaptação. Eu acredito que há algo nele diferente dos outros YA, e que pode atrair todo tipo de gente. É um filme atraente que pode fazer pessoas que não conhecem o livro ficarem curiosas e virarem fãs. E também é uma adaptação bem feita, com um ótimo elenco e roteiro, a ponto de não só satisfazer como deixar os fãs orgulhosos. Recomendo, e muito! ;)

Kisses,

4 comentários :

  1. Oi Hannah! Desculpa a demora pra responder ao seu comentário, viu? Estou meio apressada pra terminar o meu próximo layout xD''

    Quanto ao remake de Death Note, acho que é verdade sim. Já li em vários lugares a respeito (apesar de nenhum deles ser uma fonte oficial) mas seria bom algo pra comemorar o aniversário da série u_u Sério que DN foi o seu primeiro anime ever?! XD Deve ser bastante nostálgico pra você, então! Me fala qual o seu personagem preferido~ *-*

    Ohoho, bom saber que temos bastante coisas em comum xD isso faz com que eu me sinta um pouquinho mais a vontade em conversar com você, ahaha!

    OMG Another realmente colaborou pra que muita gente passasse a olhar os elevadores com outros olhos LOL e além de Another eu já joguei um jogo de horror chamado Clock Tower em que um cara com tesouras mata você no elevador, então... e-e não é fácil.

    Nossa, ser expulsa de alguma conversa por fazer piada fora de hora eu já acho um exagero o_o'' as pessoas precisam aprender a ser mais tolerantes OTL

    Ah, o seu prédio no condomínio Ongaku!! Tá tão lindo ;~; adorei as imagens! Não sabia que você sabia fazer essas coisas, hoje em dia tem pouquíssima gente que sabe editar, nem que seja só um pouqinho. Muito boa sorte com ele *-*9 estou torcendo por você!!

    Eu estou AMANDO Akuma no Riddle ;^; é muito bom, recomendo mil vezes ♥ ♥ Já mangaka-san to assistanto-san to é meio bobinho, mas como tem apenas 15 minutos, vale pelas risadas xD Estou achando Selector meio abaixo do que eu esperava, mas normalmente as coisas começam a ficar boas a partir do episódio 7 nesses animes de 12/13 episódios e-e vamos ver, né.

    Uau, esse filme "Divergente" parece interessante o_o é difícil achar filmes de ação com romance... Se bem que eu já li tantos livros ruins assim que fico meio receosa de ler ou ver qualquer coisa escrita por mulher xD as protagonistas são muito chatas e os vilões são absurdamente clichês... E normalmente os finais são decepcionantes e-e espero que não seja o caso deste livro. Gostaria da sua opinião quando você terminar de lê-lo!

    Pronto, já li seus dois posts XD acho que vou ficando por aqui! Até mais o/

    Mitsuboru @ Kazeyoku

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mitsu :D Adoro seus comentários, são tão grandes comparados aos outros >.<

      DN foi meu primeiríssimo anime, sim (comecei bem, hein XD). Seria muito legal um remake, com um traço diferente talvez, já que eu acho o outro traço estranho - senão feio. Meu personagens preferido... L! Embora eu também adore o Mello :3

      Another me traumatizou -.- Mentira, mas hoje em dia é mais desconfortável entrar em elevadores, descer escadas e usar guarda-chuva TT-TT

      Já fui expulso muitas vezes. O caso é que quando alguém está triste, eu quero fazê-la feliz e não alimentar a tristeza. Então quando tento fazer piada o povo me expulsa. Que lógico mais distorcida ¬¬'

      Que bom que gostou do meu prédio! Eu amo editar, acho mó divertido *u* Só estou meio chateada porque até agora só recebi 2 inscrições, acredita? :\

      Akuma no Riddleee! ♥ Estou apaixonada também, acho que só não bate Isshuukan Friends entre os novos animes que estou acompanhando *--* Mangaka-san vale pelas risadas mesmo, é bobinha demais :P Selector está melhor do que eu achava, mas não impressionou demais também.

      Divergente é mais ou menos. Tem uma ideia realmente legal, só que os personagens são muitos chatos (os únicos que são legais morrem) e os vilões são "básicos" demais. Os finais porém são completamente inusitados, então essa parte sai do seu estereótipo. É bom, e tem uma história interessante, mas é do tipo "há melhores".

      Como disse, amo seu comments ♥ Volte logo :D

      Excluir
  2. Ooooi Hannah, saudades de vim aqui no seu blog c: Ah, e o lay tá lindo viu? Bom, eu mudei o nome do blog e tals, por isso fechei ele... Mais já abri. Enfim, ainda não vi esse filme, acho que vou ver sábado. Pelo que eu li na sinopse esse filme deve ser bom mesmo :oo
    Ei, pode mudar o nome no meu blog nos afiliados? Agora se chama Paradise.

    Beeeeeijos =3
    http://paradise-porque-sim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amandaaa! :D Senti sua falta por aqui. Que bom que gostou do lay :3
      Divergente é bem legal, recomendo que assista :)
      Já mudei sim, muito sucesso com o novo estilo do blog \o/

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!