Conhecendo as Séries | Percy Jackson e Afins

sexta-feira, 2 de maio de 2014


Ayoo!

Quanto tempo desde o último Conhecendo, hein? Estava querendo fazer este post já há muuuuito tempo, mas sempre acabava adiando -.-'

E o post de hoje é sobre algumas das minhas séries (e autores) favoritos: as sagas do Rick Riordan - Percy Jackson, Heróis do Olimpo e As Crônicas dos Kane. Já falei muito delas por aqui, mas agora é hora de uma postagem completamente dedicada a elas :3 Se preparem muahahaha

Vamos lá, então?


Richard Russell Riordan, Jr., também conhecido simplesmente como Tio Rick (ashaushaus juro que isso estava no Wikipédia), é um escritor norte-americano mais conhecido por escrever a série Percy Jackson & os Olimpianos. Ele também escreveu a série adulta de mistérios Tres Navarre. Ajudou a desenvolver os dez livros da série The 39 Clues e escreveu o primeiro livro da série, O Labirinto dos Ossos. Em 2012, ele completou uma trilogia focada em mitologia egípciaAs Crônicas dos Kane, e já publicou quatro dos cinco livros planejados da série Os Heróis do Olimpo, a continuação da série Percy Jackson, que foca na mitologia romana e grega.

Os livros do Rick Riordan... Como eu sequer começo a explicar?

Livros da série Percy Jackson & os Olimpianos

Conheci Percy Jackson & Os Olimpianos pela boca do povo. Eu era megafã de Harry Potter na época e todos falavam sobre como PJO era incrível e feito para os fãs de HP. Acabou que eu peguei os livros emprestados e me apaixonei. Depois conheci Heróis do Olimpo, e então As Crônicas dos Kane, The 39 Clues e passei a amar qualquer coisa que Rick Riordan escrevia.

Mas vamos por partes. A série mais conhecida do escritor, Percy Jackson & Os Olimpianos, é direcionada a um público mais infantil (o que leva à implicância de alguns leitores "cultos") e é formada por cinco livros: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Eles contam a história de Percy Jackson, um menino (inicialmente) de 12 anos que descobre ser um semideus - filho de uma humana com Poseidon, o deus grego do mar. Daí, ele se mete em várias confusões mitológicas e experiências de quase-morte, junto à filha de Atena Annabeth Chase, o sátiro Grover, o ciclope Tyson e cia.

Uma das coisas que gosto em Percy Jackson é que ao longo dos livros Percy e os outros crescem, amadurecem e se tornam "experientes", por assim dizer. O que no início é um livro infantil sem intenção nenhuma, no final se torna algo mais adulto e que pode até ensinar coisas.

Livros da série Os Heróis do Olimpo

Mas bom mesmo, ao menos para mim, é a série Os Heróis do Olimpo - formada por enquanto pelos livros O Heróis Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena e A Casa de Hades - que ocorre logo após o desfecho de Percy Jackson & Os Olimpianos. HDO conta com novos semideuses, um mais incrível que o outro, qualquer que seja a ordem que você os coloca; e também revelações interessantes, como um tipo diferente de semideuses: os romanos.

Um dos pontos altos dos livros de Rick Riordan para mim são os personagens. Apesar de serem heróis, de terem praticamente o peso do mundo em suas costas e passado por muito coisa, eles são sarcásticos, divertidos e indentifícáveis. Os semideuses têm dislexia, deficit de atenção e hiperatividade, e acho que isso faz as pessoas que tem essas coisa se sentir um pouquinho melhor. Na verdade, foi por isso que Percy Jackson surgiu.

Factoides não tão interessantes da Hannah: Rick Riordan criou Percy Jackson como personagem das histórias de ninar para seu filho, Haley, que tinha dislexia e TDAH, e quando estava no fundamental sentia bastante dificuldade, exceto para os assuntos de mitologia grega. Depois que ele terminou de contar a história para seu filho, Haley então pediu que seu pai lhe escrevesse um livro baseado em aventuras de Percy.
Personagens de Os Heróis do Olimpo (fanart da Viria)

Mas voltando: eu honestamente não consigo escolher personagens preferidos entre PJO e HDO. Cada um tem seu ponto alto que eu amo, e o baixo que eu odeio. Percy Jackson é divertido, mas é meio impulsivo. Annabeth Chase é inteligente, mas é arrogante. Jason Grace, filho de Zeus, é líder nato, mas é sem graça. Piper McLean, filha de Afrodite, tem um poder incrível de persuasão, mas é insegura. Hazel Levesque, filha de Plutão, é romana poderosa, mas teme usar seu poderes. Frank Zhang, filho de Marte, é meu irmão forte por fora, mas fraco por dentro. E Leo Valdez, filho de Hefesto, é habilidoso, mas deprimido demais pro meu gosto.

Esses, aliás, são os maiores e mais incríveis semideuses da história, os sete heróis do Olimpo. Amo cada um deles, e também Nico Di Angelo, filho de Hades, Reyna Ramirez-Arellano, filha de Belona e Rachel Elizabeth Dare, mortal, mas que prevê o futuro.

Heróis do Olimpo ainda está em publicação. Em outubro desse ano, será lançado o quinto e último livro da série, chamado O Sangue do Olimpo. Mas esse não será o fim! Rick Riordan ainda pretende escrever livros sobre mitologia nórdica, e eu tenho minha teoria de um crossover (cruzamento) de PJO/HDO com As Crônicas dos Kane.

The Kane Chronicles (no Brasil: As Crônicas dos Kane) é uma série de livros de aventura e fantasia escrita por Rick Riordan. Com o enredo situado nos Estados Unidos e na Inglaterra, os livros são predominantemente baseados na Mitologia Egípcia. A série foi originalmente planejada como uma trilogia. Os protagonistas da série são os irmãos Sadie e Carter Kane, que também narram a história. Ambos descobrem que são descendentes de dois faraós, Narmer e Ramsés, o Grande. Eles descobrem também que os seres lendários da Mitologia Egípcia sempre existiram, como os magos, deuses e monstros, e agora estão soltos no século XXI.

Ouso dizer que gosto de As Crônicas dos Kane até mais do que PJO/HDO. Os personagens são igualmente bem estruturados e interessantes, e o enredo é basicamente o mesmo: protagonista se vê envolvido com um mundo mitológico, acaba tendo que derrotar um grande inimigo e depois de muitos obstáculos, consegue e vive feliz para sempre. O que é o Acampamente Meio-Sangue de treinar semideuses em PJO pode se traçar um paralelo com a Casa do Brooklyn de treinamento de magos egípcios em CDK.


Mas admito que acho a mitologia egipcia bem mais interessante que a mitologia greco-romana. Também admito que gosto mais dos personagens de CDK. E admito que queria que CDK tivesse mais livros, porque apenas três (A Piramide Vermelha, O Trono de Fogo e a Sombra da Serpente) não são o suficiente para me satisfazer.

Sadie e Carter Kane são irmãos que mal se conhecessem direito, e desde a morte da mãe apenas se encontram nos Natais. De início, eles invejam a vida um do outro, discutem por qualquer coisa, etc. Mas aos poucos vão percebendo o quanto confiam um no outro. Eles são incríveis. Juntos e sozinhos. Ah, outra coisa que gosto em CDK é a maneira que a história é narrada: Rick Riordan diz que ele apenas transcreveu uma fita de áudio que os Kane gravaram. Por isso, ocasionalmente a narração é interrompida por um [Ai, por que você está me batendo, Sadie?] ou um [Ninguém te perguntou nada, Carter].

Acho que por isso que Rick Riordan resolveu escrever O Filho de Sobek, um conto de pouco menos de 100 páginas que tem como protagonistas Carter Kane e... Percy Jackson! Como eu disse, um crossover. Ele também lançou sua continuação, fazendo Annabeth Chase e Sadie Carter se encontrarem, chamado The Staff of Serapis (O Cajado de Serapis, tradução livre) - que aliás eu tenho muito que ler.

Carter e Sadie Kane Gente, socorro, tô apaixonada por esse gif ashsakjdhsk

Gostaria muito que ele continuasse a contar as história de Percy, Annabeth, Carter e Sadie, e criasse uma série juntando esses personagens contra uma "força maior" ou algo assim. Eu realmente acho que ele está planejando isso, maaaas, é preciso esperar.

Não, não vou nem falar do filme de PJO. Não merece u.u

Bom, é finalmente isso! Tenho certeza que esqueci de algo, mas vamos deixar. Espero que tenham gostado do post, mesmo ele sendo simplesmente enorme -.-' E me contem: já conheciam os livros do tio Rick? Ou querem conhecer? Não se esqueçam de comentar!

Kisses,

7 comentários :

  1. Comprei o primeiro livro, do Ladrão de Raios, porque meu irmão caçula disse que queria conhecer a série e acabei dando de presente de natal. No fim ele enrolou demais e eu raptei pra ler, mas fiquei sem tempo, hahaha!
    Li as primeiras páginas e fiquei envolvida, mas logo depois tive contato com outro livro que me prendeu mais e acabei largando. Pretendo retomar em breve! ;w;

    E por último, eu adorei essa assinatura da Elsa, que amor ♥

    Beijinhos,
    Shana • Hishoku no Sora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci Percy Jackson por uma amiga da minha mãe, ela me emprestou os livros :D Ou seja, eu não os tenho T-T

      Recomendo muuuito, Shana! Na verdade recomendo TODOS os livros do tio Rick porque ele é super criativo na hora de contar as histórias malucas de mitologias. Quando terminar a leitura me conte o que achou! :3

      Essa assinatura é meu xodó ♥

      Excluir
  2. Cara, agora me interessei por este livro As cronicas de kane. gosto da mitologia egípcia!
    -Espero que seja um livro repleto de magias e aventuras, obrigado pelas dicas.

    kissus... //Reino Cosplay\\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologia egípcia é muito legal, minha preferida :D As Crônicas dos Kane aborda ela de uma maneira bem divertida, por isso eu amo ♥

      É mesmo cheio de aventuras, daqueles livros que os personagens não param quietas um segundo, haha! :3 E as magias em CDK também são muito legais. Recomendo o/

      Excluir
  3. Cá estou eu aqui, a menina do blog K-pop Is Life que sumiu pra Nárnia e voltou agora do nada também! Enfim, aquele blog Of Monsters And Men eu exclui, fiz outro e está divoso. Só pra tu me achar depois, okay?
    Já li os dois primeiros livros de Percy Jackson (O Ladrão de Raios eu tenho e O Mar de Monstros peguei emprestado) e quero continuar a série. Mesmo assim, acho que o segundo livro ficou muito parecido com o primeiro. Esse é o problema dos livros do Rick: ele segue uma estrutura em todos os livros. Tipo, Percy está levando uma vida normal antes de ir pro Acampamento, uma coisa horrível acontece e ele é levado pra lá as pressas. Aí a Annabeth e o Grover falam de algo ruim acontecendo, e ele e os amigos fazem de tudo para ir para esse lugar que está semeando o Caos e virar heróis. Mas muitas coisas ruins acontecem até lá. É um padrão, e acho que isso deveria ter mudado.
    As Crônicas dos Kane é o contrário. Muito bem narrado, história muito bem interligada, desde o primeiro livro até O Filho de Sobek. Nota-se isso no final de A Sombra da Serpente.
    Enfim, quero ler também Os Heróis do Olimpo. Só acho que o Tio Rick deveria ser mais atencioso com os fãs brasileiros, porque ele fala com a geral e não com a gente...
    Usa, falei tudo que pude. Eu nem lembro se te sigo, mas se não, vou seguir logo.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OOII :D Gente, eu amava seu blog... Fiquei com medo quando vi que tava excluído O.o Que bom que voltou com outro :)
      Concordo com você com esse negócio da "fórmula" dos livros do Rick. Todos os livros parecem a mesma coisa falada de maneira diferente, né? Mas, de certa forma, todas as grandes séries tem isso, nos livros de PJO só fica mais evidente.
      Acho que por isso você ia gostar mais de Heróis do Olimpo, assim como eu. Ele é um pouco mais maduro e segue a linha de As Crônicas dos Kane, mais inteligente e com os enredos de cada livro completamente interligados. HDO é meu xodó, mas ouso dizer que CDK é a melhor série do Tio Rick :D
      Não acho que o Rick não nos dá atenção... Até porque fomos nós que demos a ele o apelido de "Tio Rick", que ele adotou com prazer. Também somos os que mais fazemos perguntas no twitter dele (ou ao menos as que ele mais responde). Mas ele é completamente sarcástico, então às vezes pode parecer falta de atenção ou mesmo desrespeito quando não é. Sei disso porque passo por isso o tempo todo -.-'
      Obrigada por ter vindo e comentado :DD

      Excluir
  4. hahahaha, mt bom!!! Em pleno 2017 e eu ainda n li As Cronicas dos Kane. E eu tenho a sensaçao de q preciso ler essa obra do tio Rick urgente, pq concordo com vc, tenho quase certeza de que ele esta planejando terminar tudo com um grande crossover entre todas as obras: nordicos, romanos, gregos e egipcios se unindo pra lutar contra algo maior.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!