Livro | A Escolha - Kiera Cass

sexta-feira, 16 de maio de 2014

TítuloA Escolha - A Seleção #3
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 408
Gênero: YA, Romance, Distopia
Ano2014
Nota: ♥♥♥♥ (4/5)

Sinopse
A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

Ayo! Como vai a vida, meu povo? Eu estou bem feliz por causa da quantidade de comentários nos meus últimos posts. Uma das coisas que mais em amo  em blogar é receber comentários, então estou bem feliz :D

Ah, o aniversário do blog está chegando! :D Três aninhos, já? Quero presentes. Querem que eu faça algo em especial? Me avisem, onegai shimasu!

Mas voltando à resenha: A Seleção é uma das minhas distopias preferidas, embora eu não a considere uma distopia e sim um romance adolescente. A trilogia gira em torno da Seleção, uma espécie de concurso/reality show na qual o príncipe de Illéa, Maxon, ao atingir a maioridade, tem que escolher sua esposa, entre 35 plebeias aleatórias. Nossa protagonista, America, é uma dessas garotas, e ela passa por vários altos e baixos com o príncipe.

O primeiro livro (resenhado aqui) foi simplesmente incrível para mim: uma trama bem feita, com personagens interessantes e um impossível de parar de ler. O segundo, A Elite, apesar da atitude dos personagens ter me irritado (e muito), não perdeu a habilidade de te prender e ainda acrescentou os problemas políticos que estavam faltando. A Escolha é o terceiro e último livro, e, bem... Vamos lá ver!

[A resenha pode conter spoilers! Leia por sua conta e risco]

Em A Escolha, America finalmente decide entre Aspen, seu amor a.S (antes da Seleção) e Maxon, seu amor d.S (depois da Seleção). Felizmente para mim, ela escolhe esse último. Mas há um pequeno problema: America, sendo uma das quatro finalistas d'A Seleção, está "disputando" o príncipe Maxon com mais três meninas, cada uma com muito mais classe e potencial para ser princesa do que ela.

Além disso, o clima no pálacio real está tenso. Maxon está sob pressão para fazer sua escolha, os ataques de rebeldes estão cada vez mais frequentes, e a insatisfação dos súditos bem maior. A Seleção mudou a vida de 35 garotas. Mas America acabou se envolvendo em muito mais do que apenas isso, e sua vida sim mudou para sempre.

A Escolha foi uma ótima pedida para mim, que estava com dor de cabeça tentando terminar Convergente, da série Divergente (resenha logo mais...). Enquanto o desfecho de Divergente tinha momentos completamente chatos, o de A Seleção não parava quieto! De um momento de tensão, para um de romance, para um triste e ainda para um divertido, eu nunca me senti tão agitada lendo um livro. Eu lia, e ria, e tinha ataques de fangirl, e chorava e não sei mais o que....

Essa é uma das minhas coisas preferidas nessa trilogia: a autora escreve de uma maneira bem descontraída e que te faz não conseguir parar de ler e ainda ficar doida para saber o que acontece depois. Por essa razão que eu fiquei até acordada até as 1 da manhã - apenas para terminar o livro.

A autora deixou claro desde o início que o foco principal da trilogia era o romance, e o cenário distópico era apenas um plano de fundo para a trama. Mesmo assim, senti muita falta de melhores explicações a respeito dos rebeldes no final do livro. O final pareceu inteiramente improvisado, meio que "ah, é, eu preciso colocar o ataque dos rebeldes na história. Ok, vamos fazer algo bem simples aqui que acho que ninguém vai notar". Não sei. Senti que a autora jogou vários pontos na história mas se esqueceu de desenvolvê-los. Isso deixou o fim mal-explicado e acabou um pouco com a impressão ótima que eu estava tendo de A Escolha, fazendo-o perder um pontinho na nota final.

Mas por um lado que A Escolha não explorou a distopia bem, o romance foi simplesmente incrível. A autora apostou mais no desenvolvimento dos personagens (que é seu ponto forte). A America, de quem eu sempre mantive uma opinião neutra, às vezes ficando com raiva ou vergonha alheia de algumas atitudes dela, não mudou muito nesse livro, mas houveram umas cenas (spoiler!) da metade para o fim do livro em que eu me identifiquei muito com ela e senti bastante compaixão. Mas fora isso, ela continua a mesma: teimosa, romântica e insegura. Maxon também continuou o mesmo, mas o Aspen...

Quem diria que algum dia eu iria gostar do Aspen? Pior do que isso, quem diria que eu iria gostar da Celeste??? Kiera Cass realmente se superou com os personagens dessa vez... Não direi muito mais, porque é spoiler. Admito que esse livro ficou bem meloso para o meu gosto, mas não foi nada que estragasse a história.

A Escolha foi um desfecho incrível para uma trilogia incrível. Na realidade, eu queria que a autora escrevesse mais livros para essa série e desenvolvesse um pouco mais a história, mas não acho que isso é possível. O livro conta com personagens incríveis, acontecimentos inusitados, momentos de pura tensão que te fazem prender o ar, e também cenas de completa alegria que te deixam sorrindo bobo. Recomendadíssimo! Para os que conhecem, lerão sem arrependimentos. E para os que ainda não entraram no mundo de A Seleção, estão esperando o quê?

Kisses,

4 comentários :

  1. Eu necessito desse livro, Senhor! Eu estou no segundo, acabei de fazer a resenha no meu blog, e amei! Mesmo que ela não explore os pontos que queremos muito saber (os rebeldes e a história de Illéa) preciso saber o que acontece. Se Maxon fica mesmo com a America. Além disso, gosto de me derreter com as cenas de Maxon e America (aquela cena de A Elite que America tira a blusa dele? ♥). Enfim, necessito desse livro logo antes que exploda.
    Amei demais esse layout. Esses afiliados estão perfeitos, e esse gif no final já foi pro meu We Heart It. Aceita afiliação?
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, tenho certeza que você vai gostar desse livro :D Eu realmente queria que ele detalhasse um pouco mais a história dos rebeldes e de Illéa, mas não... Sei lá, pareceu que a autora só pôs lá por por mesmo. Se ela tirasse não faria diferença :P
      Maxon ♥ Gente, tive cada ataque de fangirl durante essa cena de A Elite :3 Eu li ele em PDF, de tão desesperada!
      Que bom que gostou :D Já é afiliada!

      Excluir
  2. Nossa eu tinha visto esse livro na submarino e fiquei muito interessada nele minha nossa eu amei agora que você falou eu achei q fosse livro único até eu ver que tem a seleção. Genteee eu tenho tantos livros pra lê e esse ta lá na minha lista... ♥

    http://animesjaychan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou! A Seleção é uma das minhas séries favoritas ♥ Recomendo, viu? Também tenho muitos livros para ler.... A lista parece que nunca acaba!

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!