1º Capítulo | O Iluminado - Stephen King

quarta-feira, 23 de julho de 2014


Ayo \o/

Eu fiz essa história de primeiro capítulo aqui e é basicamente uma primeira impressão do livro. estava vendo os posts antigos e senti vontade de fazer de novo.

E já que estou lendo O Iluminado de Stephen King, que é um livro que te fascina logo nas primeiras palavras e te conquista logo na primeira impressão, então por que não?

O Iluminado sempre me chamou a atenção. Ele tinha um nome curioso e uma capa ligeiramente assustadora. Mas sempre mantive um pé atrás já que sou bem medrosa. Mas, acho que evoluí nesse quesito e talvez eu possa ler o livro sem acabar perturbada. Ênfase no talvez. De qualquer maneira, peguei o livro na biblioteca e me pus a ler na hora.



"Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook. Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. É uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal."

Ok, O Iluminado tem tudo para ser o livro mais intensamente perturbado que já li até agora. A história inicia com Jack Torrance procurando por emprego no hotel Overlook, isolado nas montanhas, e seu filho Danny, de cinco anos, esperando o pai voltar na calçada em frente à precária casa da família. Aos poucos vamos descobrindo os acontecimentos que os levaram àquele momento, desde as perdas de controle de Jack quando bêbado até os colapsos de Danny em que ele era capaz de ouvir pensamentos e ver coisas que outros não viam.

A narrativa de Stephen King é ótima. Ele alterna entre Jack e Danny - de um adulto com o constante medo de perder o controle para uma crianças inocente que nem sequer compreende a palavras "divórcio", mas morre de medo dela. O livro (pelo menos a edição que estou lendo) tem a fonte bem pequeninha, mas a narrativa atraente e intensa de King compensa isso.

Bem, é isso >.< Quando terminar o livro trago uma resenha de verdade para vocês.

4 comentários :

  1. Eu tenho muito medo de ler livros de terror. Tenho vontade de ler O Exorcista, Carrie, A Estranha e outros por aí. Principalmente aquele Precisamos Falar Sobre Kevin. Não sabia que tinha o livro de O Iluminado, mas já que tenho medo de assistir o filme imagine o livro! Mesmo assim algum dia eu tomo vergonha na cara e leio algum livro do Stephen u-u
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou muito fã :P Mas eu li Carrie e O Pistoleiro, que não são do gênero terror e adorei, e fiquei curiosa para ler um livro do tipo que deu o título de "Rei do Terror" pro Stephen King. Acho que Precisamos Falar sobre Kevin é mais um suspense psicológico... Também quero ver/ler. Dizem que o filme de O Iluminado é muito diferente do livro... Não sei porque nunca assisti, haha' Mas o King é um escritor incrível, ele narra de uma maneira muito atraente e é bem criativo em suas histórias :)

      Excluir
  2. Minha mãe simplesmente ama o Stephen King. Eu nunca li um livro dele, mas fiquei curiosa. Talvez eu leia, vou ver se minha mãe tem aqui.
    Hum, Hannah, no comentário do meu blog eu escrevi o e-mail errado, acabou saindo com dois "i". Então aqui vai o e-mail certo: marihchan@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dele são ótimos. Por enquanto li apenas Carrie, o primeiro da série A Torre Negra e agora O Iluminado. Ele é realmente um escritor incrível.
      Já mandei para o email certo :)

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!