Especial | Livro vs. Adaptação

sexta-feira, 1 de agosto de 2014


A-yo!

Então, pessoal. Não sei porque isso me veio à cabeça (talvez tenha sido aquela cambada de gente perguntando "qual a pior adaptação de livro?" no grupo de leitores do Face), mas fiquei com vontade de fazer uma "relação" das adaptações mais drásticos de livros.

Não digo ruins porque algumas das adaptações eu gostei, acho que completa o livro e algumas vezes até prefiro elas. Sendo assim, separei as cinco adaptações que considero mais drásticas e as diferenças mais gritantes entre o livro e a adaptação. Let's GO!

[Atenção! O post a seguir pode conter spoiler! Leia por sua conta e risco]

Eu adoro tanto o livro quanto o filme, acho que cada um tem o seu charme. Mas esta é uma das raras ocasiões em que eu prefiro a adaptação. O charme dela me atrai mais, por assim dizer.

                         Filme
> Vikings matavam os dragões.
> Astrid tem importância.
> Banguela é o poderoso Fúria da Noite.
> Banguela e Soluço tem uma ligação forte.
> Soluço e Banguela derrotam o dragão do mal.

Livro                                   
Vikings sempre treinaram dragões.
> Camicazi (Astrid) aparece só no 3º livro.
> Banguela é o dragão mais comum que há.
> Banguela e Soluço se odeiam.
> Soluço faz o dragão do mal lutar contra outro.


Gosto muito da série, mas depois que li os livros me irritei com ela porque tudo nos livros acontecia super rápido e era bem direto, enquanto na série eles enrolavam demais e colocavam mistérios desnecessários. Parei de assistir na quarta temporada, mas pretendo retomar.

                          Série
> Emily, Aria e Spencer são morenas, e Hanna
e Allison, loiras.
> Toby se envolve com as meninas e vira na-
morado de Spencer.
> Mona vai para um hospício quando descobrem
que ela era -A.  
> Quase ninguém morre.

  Livro                                  
Emily é ruiva e sardenta, Aria é morena e alta,
Spencer e Allison loiras, e Hanna é ruiva tingida.
> Toby só vai a um baile com Emily e morre lo-
go depois.
> Mona cai de um barranco e morre quando des-
cobrem que ela é -A.
> Todo mundo morre.


Para os fãs de PJO, os filmes são uma vergonha, mas para mim eles são ok. Sim, não são nem um pouco fieis, mas como filmes, gosto deles. São divertidos de se assistir e foram o que me fizeram ler os livros.

                         Filme
> Percy e Annabeth têm 16 anos
> Percy vai na missão escondido.
> Oráculo who? 
> Saem caçando as tais pérolas de Perséfone
pelo país.
> Ares who?
> A hidra é transformada em pedra pelo trio.

Livro                                   
Percy e Annabeth têm 12 anos
> Percy é mandado na missão.
> Profecia para a missão.
> Perséfone dá as pérolas para eles fugirem do
Hades quando eles já estão lá.
> Ares aparece e tem importância.
> Só aparece no 2º livro e é derrotada por Clarisse.


Os filmes de Crepúsculo também são uma ferida nos fãs. Até que eu gosto dos filmes, mas eles são meio entediantes, os personagens são totalmente diferentes e os efeitos são tristes. Por isso, esse é  um dos casos de "fique-longe-do-filme-leia-o-livro"

                         Filme
> O clima é sempre muito tenso e os perso-
nagens sempre sérios.
> Dane-se a camisa dos meninos, e mais fan-
service para as fãs!
> Todos (Bella) parece retardado mental.
> O amor entre Edward e Bella é estranho,
cheio de momentos desconfortáveis.


Livro                                   
> Os personagens fazem piadas o tempo todo
(como pessoas normais).
> Como é um livro, não é necessário despir todo
mundo.
> Bella é bem inteligente e simpática.
> O amor entre eles é intenso e bonito, cheio de
momentos românticos.


Essa é uma das adaptações que mais detesto. Como filme, é ok. Mas como adaptação... Acho que pelo filme ser Disney, eles tiveram que "amenizar" várias coisas... Como o pai de Mia tendo câncer ~nas partes~ e a avó dela sendo uma bitch total.

                         Filme
> O pai de Mia morreu.
> Tina Hakim Baba who?
> Se passa em São Francisco.
> Avó do bem que aconselha a neta.
> Mia fica com Michael logo no fim do filme.

Livro                                   
> O pai de Mia teve câncer mas tá vivo.
> Tina Hakim Baba ♥♥♥
> Se passa em Nova York.
> Avó do mal que chama a neta de p***.
> Só fica com o Michael no quarto livro.


Bom é isso pessoas :D Espero que tenham gostado. Sinto que esqueci outras adaptações, mas enfim. Se lembrarem de mais alguma cujas mudanças sejam drásticas assim, deixem aqui nos comentário ;)

Então gente. Achei um site pra assistir a quarta temporada de Teen Wolf online e tô super feliz. Vou lá ver, tenho ainda três episódios para alcançar :3

10 comentários :

  1. Acho que é assim: livros livros, adaptações à parte. Elas nunca são iguais ao livro, principalmente porque os diretores tem vários critérios que precisam seguir. Por exemplo, eles tem certo tempo para fazer o filme (como Harry Potter é duas horas e quinze minutos). Precisam ajeitar ali e aqui, porque o público que vai assistir o filme e não o público que leu o livro precisam gostar. É mais ou menos assim: o diretor não concentra sua atenção só naqueles que leram o livro, e sim o público geral. Para mim foi isso que aconteceu em Percy Jackson.
    Eu tenho muita vontade de ler Pretty Little Liars, assim como tenho vontade de assistir a série. Um dos dois eu consigo ^^ Também quero ler Como Treinar o Seu Dragão, mas já que é tão diferente do filme deixa quieto... E O Diário da Princesa, como nunca assisti o filme (sim, eu nunca assisti esse filme mesmo) então vou ler o livro. Achei bem legal a ideia do post ^-^
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma boa capacidade de separar o original da adaptação... Como você disse, num filme tem vários critérios, como agilidade e um público mais amplo.
      PLL é ótimo, tanto livros quanto série. Cada um têm sua característica especial, embora em me irrite muito quando a série enrola demais, já que o livro é bem ágil e tudo acontece rápido. O mesmo com CTSD, se você conseguir ler sem ficar comparando com o filme, ele é ótimo.
      Sério que nunca assistiu Diário da Princesa? Haha, leia os livros, eles são ótimos! Que bom que gostou ♥

      Excluir
  2. Oi Hannah! Adorei o novo layout, essas cores ficaram ótimas ♡♡
    Como eu não sei muito sobre filmes talvez não possa dar uma super opinião, então vou ver somente dos que conheço!

    Bem, eu não imaginava que Como Treinar Seu Dragão tivesse tantas diferenças com o livro!! E sobre Crepúsculo minhas amigas já tinham dito que os livros são bem melhores, mas como eu acabei não me interessando muito não fui atrás para saber as diferenças... Mas são bem drásticas mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru! Que bom que gostou, essas cores são lindas, né?
      Sim, CTSD é super diferente! E na verdade, eu gosto mais do filme do que do livro. Acho que ele tem um ar mais divertido e um pouco mais maduro que o livro. E em Crepúsculo, os filmes erraram porque os personagens ficaram completamente diferentes, eles agem de maneira estranha, etc. O filme é bem superficial, enquanto os livros são bem intensos.

      Excluir
  3. Hey! Eu não sou o tipo de pessoa boa para falar sobre adaptações, acho que as melhores que já vi são as de Harry Potter(Okay, tem muita coisa faltando, mas pelo menos respeita o livro e segue a ordem), e as de Jogos Vorazes.
    Como Treinar o seu Dragão eu tenho o primeiro livro baixado aqui, mas ainda não li.
    Os filmes de PJO são irritantes para os leitores, mas se esquecer um pouco dos livros, até que não fica tão ruim, só um pouco sem sentido. Não posso reclamar, porque eu só comecei a ler PJO quando vi a capa do filme no MDM, então comprei e BUM! viciei.
    Crepúsculo, os filmes me lembram uma amiga que eu não vejo há algum tempo. Eu e ela sempre assistíamos fazendo piadas, o filme era mais de comédia para nós do que de romance. Quanto aos livros, eu tenho a saga inteira(comprei por 40,00 em um sebo), mas só li o primeiro livro até agora, e sinceramente? É tipo MUITO melhor que o filme.
    Diário da Princesa eu tenho só o primeiro livro, e como na época que eu li eu era uma menina inocente, achei partes meio pesadas(que agora para mim seriam a coisa mais normal do mundo), então talvez eu re-leia eles. Os filmes me lembram infância.
    Já percebeu que toda vez que venho aqui, faço comentários meio grandes mesmo sem falar porcaria nenhuma?
    OOOH MÃE MEU GIF TÁ NO POST!
    ~Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filmes de HP só são bons para mim até A Ordem da Fênix. Me senti traída com O Enigma do Príncipe porque esse é meu livro preferido da saga e o filme ficou bem nada a ver. As de JV também são ótimas, até agora está tudo bem legal.
      Bem, não sei se recomendaria para ler, já que ele é mais infantil que o livro e não tem muito a ver, mas sei lá. Leia e forme sua própria opinião ^-^
      Eu até gosto dos filmes de PJO, como filmes. Se eu vê-los como adaptações, me irritam.
      Quando assisti aos filmes de Crepúsculo achei eles incrivelmente chatos e os personagens super sem-graça. Depois, li os livros emprestados na biblioteca e adorei. Bem, o último livro só. O resto achei na média. A narrativa é ótima e os personagens são bem melhores.
      Eu li lá pelos meus 8, 9 anos e também fiquei bem chocada, haha' Mas hoje são bem normais, até. Já li todos os 10 livros da série e adoro eles, fazem parte da minha infância e foram alguns dos meus primeiros livros.
      Gosto de comentários, seja lá o que eles dizem ♥
      Seus gifs são divos, merecem u.u

      Excluir
  4. Oie Hannah! Faz tempo que não apareço por aqui (culpe a faculdade, sempre a faculdade), mas antes de qualquer coisa: AMEI ESSE LAYOUT! AMEI AS CORES, AMEI AS IMAGENS, AMEI TUDO MENINA! Nossa mas que talento heim? ;w; Você bem podia me emprestar um pouquinho! Btw, você troca de layout bem rápido - eu costumava trocar mensalmente, mas.... bom, velhos tempos -q.

    Eu tive que pular 90% do seu post pra evitar spoilers. Mas uma coisa eu tenho que dizer: adaptação é meramente adaptação. Demorou muuuuito pra eu aprender a lidar com isso, mas acho que ItaKisu foi o que me fez largar o mimimi de lado e aprender a ver as adaptações como um a mais, e não uma versão-x-de-tal-coisa. Principalmente quando falamos em filmes - cara, imagina transformar 300-500 páginas em um filme? Dava uma franquia inteira! Acho que como fãs a gente acaba exigindo demais dessas adaptações, e deveríamos vê-las mais como um extra mesmo. A graça dos livros é que são mais profundos, mais inteiriços, e os filmes são.... curtos, pô! Quem quer ficar 5h assistindo Crepúsculo no cinema? Mas eu super li os livros e 3 dias, hahaha!
    Ótimo post! Queria ter lido inteiro ;w;''

    Beijinhos Hannah, sua queridinha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shana ♥ Ashauhsh, tem problema não... Que bom que gostou do lay! Haha, é estranho você dizer que tenho talento quando na verdade me inspiro bastante nos SEUS lays :P Eu troquei rápido dessa vez porque enjoei do antigo logo que coloquei, e fiz esse e fiquei apaixonada. Mas eu já deixei layout no blog por seis meses até.
      Ahsuahsuas, sim, quando se trata de falar dos meus livros e filmes preferidos eu acabo não me controlando nos spoilers ;~; Eu vejo adaptação e original como duas coisas separadas, mas que completam uma a outra. Filmes precisam ser ágeis e assim deixam várias coisas de fora (como eu Harry Potter), mas séries também acabam enrolando demais (como em Pretty Little Liars).
      Livros são mais detalhados, enquanto os filmes contam a história por cima mesmo... Foi isso que senti lendo alguns livros e assistindo aos filmes... E quem aguenta ficar horas assistindo uma adaptação? É só olhar minha relação com O Senhor dos Anéis... Até hoje nunca terminei de assistir nem o primeiro filme ;~;
      Que bom que gostou ♥

      Excluir
  5. Eu A-D-O-R-E-I esse post *U* , gosto muito de ler sobre essas comparações de livros x filmes, na maioria das vezes há tantas mudanças que não conseguimos nem ao menos perceber. Pretty Little Liars é a mais diferente, tentei ler os livros mas não gostei tanto quanto a série.

    Bjoos Miih

    http://bookscoffeeandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, que bom que gostou :3 Eu também adoro ler essas comparações, às vezes outras pessoas percebem coisas que nós mesmos não percebemos, não é? Ver as mudanças é até divertido.
      Eu gosto tanto dos livros quanto da série, mas acho que prefiro os livros porque eles são mais ágeis na história. A série enrola bastante, a meu ver.

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!