Mangá | Haikyuu!!

sexta-feira, 24 de outubro de 2014


AYO!

Sim, gente, eu sumi. Não, eu não tenho nenhuma desculpa.

Ok, juro que amanhã eu visito todos os blogs que esqueci de visitar, comento todos os posts que fiquei com preguiça de comentar e quem sabe? Talvez eu até poste alguma coisa =3= Estou, aos poucos, retomando a animação, ou ao menos a desanimação está indo embora. Isso é por causa da proximidade do meu aniversário, que é dia 27 de outubro \o/ Quero presentes u.u

Ah! Em breve trocarei o lay do blog ♥ Eu já comentei do novo lay com algumas pessoas, e não estou aguentando mais - na semana que vem vou trocar o tema =w=  Só avisando, para vocês não entrarem aqui e encontrem o blog fechado e ficarem ~wtf~

Hoje trouxe uma resenha de um dos meus mangás favoritos - portanto, não é bem uma resenha, mas um "leia esse negócio agora, juro que não vai se arrepender".



Haikyuu!! (ハイキュー!!), escrito e ilustrador por Haruichi Furudate, conta a história de Hinata Shoyou, um garoto de 1,62 metro de altura que sonha em ser um atacante no volêi. Sim, com 1,62. Sua determinação em se tornar um jogador de volêi apesar da altura é de ter visto uma partida de um torneio escolar de volêi na televisão em que o atacante era baixinho e o melhor jogador da equipe, chamado por todos de Pequeno Gigante. Depois deste momento, Hinata, fascinado, se comprometeu a se tornar um novo Pequeno Gigante.

Apesar de ser o único no clube de volêi do seu colégio, ele reuniu alguns amigos aleatórios e foi competir no torneio escolar do Ensino Fundamental. Apesar de ter mostrado um pouco de habilidade, acabou perdendo sua primeira e última partida do Fundamental para a escola Kitagawa Daiichi e seu levantador gênio e rabugento Kageyama Tobio, intitulado o Rei da Quadra, por ser extremamente habilidoso e ao mesmo tempo um pé no saco um ditador entre seus colegas. Hinata jura que vai derrotar Kageyama e conquistar seu lugar na quadra, e seus caminhos se separam....

...Apenas para se cruzarem novamente no primeiro ano do Ensino Médio no clube de volêi da Escola Karasuno. Agora eles são do mesmo time, e são obrigados a trabalhar juntos. Inesperadamente acabam se tornando uma dupla muito boa, determinada e perigosa - que pode levar o Karasuno ao topo.


Haikyuu foi um dos meus primeiros mangás, lido pela internet mesmo. E ele se tornou um dos meus preferidos muito rápido. O mangá é publicado na Shounen Jump desde fevereiro de 2012, com cerca de 122 capítulos e 12 volumes, além de uma adaptação para um anime de 25 episódios - uma ótima adaptação, por sinal. Mas estou aqui pra falar do mangá ♥

Haikyuu é daquelas histórias que te cativa e te entusiasma mais a cada capítulo. Os personagens são muito interessantes, e é muito legal vê-los evoluindo e se tornando mais próximos. E tudo acontece de maneira muito natural e gradiente, é muito gostoso de se ler. Os jogos de vôlei são intensos e te fazem acompanhar os sentimentos dos personagens na tensão de um rally e na felicidade ao marcar um ponto. Eu fiquei horas lendo os capítulos jogos porque simplesmente não é possível parar. Nós ficamos completamente conectados com os personagens, seus objetivos e seu esforço, torcendo por ele com todas as nossas forças. Além disso, o mangá explica bem os pontos básicos do volêi e algumas técnicas sendo que até mesmo alguém inexperiente em tudo que envolve uma bola como eu pude entender perfeitamente as regras. Eu até peguei do mangá conteúdo pro meu trabalho de Educação Física.



Mas uma das coisas que eu achei mais legais em Haikyuu é que durante os jogos não há um protagonismo excessivo típico de shounens em que os protagonistas são os bonzinhos para quem devemos torcer e o resto é o resto que devemos condenar. Os times das outras escolas me cativaram igualmente, e eu torci por eles também, às vezes até mais do que para o time protagonista. Vale ressaltar os colégios da Nekoma de Tóquio, os rivais naturais do Karasuno, e a Aoba Jousai, que apesar de ter todo um tom de "vilões" da história, são muito envolventes e carismáticos ♥

O mangá equilibra perfeitamente comédia, ação, tensão e um pouquinho de drama. O enredo te prende por ser intenso, divertido e correr muito fácil e naturalmente. Haikyuu também passa boas mensagens de persistência, determinação, trabalho em equipe e paixão pelo que se faz. Os personagens são todos bem construídos, com backgrounds interessantes e, como eu mencionei antes, sempre evoluindo a cada capítulo. Do início do mangá para os capítulos mais recentes, é muito visível como o Hinata cresce e melhora sua técnica.

Meus personagens preferidos particulares são o Kageyama, por ser ridiculamente habilidoso e ao mesmo tempo meio bocó; o Tsukishima, o bloqueador zombeteiro do Karasuno, mas que tem uma história de fundo muito boa; o Kenma, levantador do colégio Nekoma, praticamente minha versão masculina de alguns anos atrás -q; e a Yachi, co-gerente do time do Karasuno, e o Bokuto, atacante de um colégio que eu esqueci o nome que aparecem mais para a metade do mangá (e nem apareceram no anime ;~;) mas que são uns amorzinhos.



O traço do mangá é bastante bonito, apesar de eu considerar comum. Os personagens tem características marcantes que você reconhece em qualquer lugar e a maneira como o autor desenha as cenas dos jogos e as expressões dos personagens é muito bem feita e passa uma sensação de intensidade. Eu uso algumas poses de referência. Uma das marcas característica do desenho de Haikyuu é a ilustração de corvos (Karasuno), gatos (Nekoma) ou corujas ou qualquer animal representando os times e os personagens, como aqui. Eu acho bem legal, me desculpem 8D Coisas pequenas assim me agradam muito.

Resumindo, gente: Haikyuu!! é muito legal e você devia ir ler o mangá e ver o anime neste exato momento. Realmente vale muito a pena. Haikyuu ainda tem muito para ser explorado, e a cada capítulo ficamos mais ansiosos para ler o próximo. Os personagens bem construídos e super shippáveis nos cativam, nos fazem refletir, nos fazem sentir na pele e no coração a emoção deles. Acho que esse é o maior ponto alto de Haikyuu: a capacidade dele de nos fazer envolver completamente na história.

Até agora, Haikyuu não pecou em nenhum momento para mim. Você não vê anime de esporte? Bem, Haikyuu não é um anime sobre vôlei... É um anime sobre confiança, persistência e correr atrás de suas ambições, e acho que disso todo mundo gosta~


Espero que tenham gostado! ♥ Vou lá assistir We Got Married e rezar para que o capítulo 123 desse mangá perfeito saia logo -q E lembrem-se: leiam Haikyuu. Agora.

3 comentários :

  1. Hey-ey Hannah! O novo layout vai ser sobre o que? ~curiosa~
    Também estou fazendo um novo layout para meu blog, mas não vou colocá-lo agora, só lá para o finalzinho de novembro, está ficando tão fofo :3
    Esse mangá parece ser muito bom! Minha amiga já tinha me dito sobre ele, mas nunca me interessei muito, mas agora acho que vou procurar o anime, estou sem paciência para ler ultimamente(até mesmo livros).
    Se eu gostar aviso você tá?
    Aliás, que bom que seu desanimo está passando. Eu ando tão longe da blogosfera , estou longe até mesmo do mundo das fanfics, ando mesmo muxicando meu photoshop e procurando músicas, sem contar que deu pras minhas amigas me mandarem mensagens e acabo passando meu tempo conversando com elas.
    Vou indo Hannah!
    Tiau :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey-ey Marih! Eu achei que tinha comentado com você -q Acho que eu tô ficando meio doida. Ele tem como tema os meus casais preferidos de animes ♥ Vou instalar ele logo depois de responder seu comentário :3
      Você sempre está fazendo um layout novo :P Mas tudo bem, porque os seus lays são muito divos ♥
      Ele é ótimo! É perfeito! É incrível! Ouça sua amiga~ O anime também é ótimo, ficou uma adaptação bem fiel e eu amei os dubladores :D Eu acho que você vai gostar... Me avise, hein!
      Eu ando meio longe de tudo também. Pode-se dizer que estou vivendo no meu mundinho, fantasiando e ouvindo música -q Mas acho que agora estou voltando ao normal :)

      Excluir
  2. ME DESCULPE POR TER PASSADO TANTO TEMPO SEM COMENTAR AQUI!!!

    Sim, eu tenho andado ocupada, agora posto no meu próprio blog com metade da frequência com que postava antes. Feliz aniversário atrasado, já agora, se isso valer de alguma coisa. E é mesmo necessário por em palavras o carinho que sinto por este layout? Porque se sim, está magnífico!!! Simples o suficiente, em azul (a minha cor favorita), de fácil navegação, e eu conheço todos os casais que você usou nas ilustrações dos gadgets, portanto estou aqui a vomitar arco-íris :3

    Sobre o post (que foi o primeiro onde me atirei mal cheguei ao blog) - as suas resenhas são sempre tão boas e convincentes, como é que faz isso? Eu ainda não li o mangá de haikyuu, por enquanto ainda só vi o anime, que está esplêndido, mas se não adaptarem os restantes arcos, parece que terei mesmo de me render ao mangá. As frases que você escolheu são perfeitas, emocionais, impactantes, poéticas, adequadas... Adoro especialmente a penúltima :3 Também analisou muito bem a parte técnica. Além disso, adorei estas suas frases: "Os personagens bem construídos e super shippáveis nos cativam, nos fazem refletir, nos fazem sentir na pele e no coração a emoção deles. Acho que esse é o maior ponto alto de Haikyuu: a capacidade dele de nos fazer envolver completamente na história." Concordo totalmente, numa palavra, para mim, haikyuu é envolvente. E shipável ;)

    Jaa! Tentarei regressar mais depressa para a próxima :)

    ResponderExcluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!