Especial | Era uma vez....

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014


Ayo! Fazia um tempinho que eu não aparecia com uma especial, né? Bem, isso não é exatamente um especial porque hoje não é dia de comemorar nada, mas quando eu faço um post diferente e mais explícito eu chamo ele de especial e__e

Eu percebi que muita gente não conhece as versões originais dos contos de fadas que a Disney adaptou (com sucesso) para os cinemas~ Apesar de eu preferir as versões bonitinhas da Disney, acho os contos originais interessante, apesar de super bizarros. Quis então compartilhar essas história com vocês ♥ Embora seja provável que vocês me odeiem depois desse post ;u; Stop talking, let's go!

Bela Adormecida
A minha preferida particular e que me faz especular sobre quem seria esquisito o bastante para criar uma história assim e___e" Ok, vamos lá!

No conto original da Bela Adormecida, a princesa Tália estava andando feliz pelo jardim quando um espinho envenenado entra embaixo de sua unha e a faz adormecer. Sem bruxa má, sem maldição, sem nada. O rei a arruma em um leito e vai embora, tomado pela tristeza. Alguns anos depois, um príncipe que passava por lá viu Tália, se apaixonou e a estuprou. Nove meses depois, a bela ainda adormecida deu a luz à gêmeos, Sol e Lua. Os bebês, procurando o leito materno, começaram a sugar os dedos da mãe, até que tiraram o espinho, fazendo a princesa acordar.

Nessa hora, o príncipe estuprador resolve ver como a princesa estava, e a encontra acordada com duas crianças, e acaba resolvendo se casar com Tália (pelo menos isso, né!). Mas ele já era casado, e a sua esposa quando descobriu sobre Tália quis matá-la na fogueira, mas o plano não deu certo e quem foi queimada foi a primeira esposa. Tália, o príncipe, Sol e Lua vivem felizes para sempre, mas isso não apaga a bizarrice do conto...

Cinderela
O conto de fadas mais antigo e com mais versões, algumas datando do século 1 a.C. Todas são mais ou menos como a versão da Disney, exceto mais para o final. Quando o príncipe vai testar o sapatinho nas irmãs malvadas da Cinderela, elas cortam os próprios dedos e calcanhares para o sapatinho entrar. Mas os passarinhos amigos da Cinderela percebem e mostram ao príncipe o sangue nos sapatos; Pra completar, eles bicam e arrancam fora os olhos da irmãs e da madrasta malvadas. Final feliz para a Cinderela, nem tanto assim para o resto.

Também li uma versão bem antiga em que, depois que a mãe da Cinderela morria, o pai dela resolve casar com a própria filha por ela ser muito parecida com a mãe e poder usar os mesmo sapatos. Claro que a Cinderela fica assustada - então ela foge, vai para outra cidade além-mar e começa a trabalhar como escrava, e aí começa a história que conhecemos.

Branca de Neve
A história original da Branca de Neve é bem parecida com a do filme feito pela Disney. Apenas algumas coisas foram alteradas: a madrasta má tenta matar Branca três vezes, com uma corpete, com um pente envenenado, e por fim com a maçã envenenada. Depois, quando o príncipe vê Branca de Neve semi-morta no caixão de vidro, ele pergunta aos anões se ele podia levá-la ao seu castelo. O que ele queria com o cadáver de uma menina eu não sei e não quero saber. Mas o caso é que, enquanto ele levava o caixão, o balanço fez o pedaço da maçã que estava preso na garganta de Branca de Neve soltar, e ela acorda. 

Mas a história não acaba aí! Branca e seu noivo convidam a madrasta má para o casamento, e ela vai sem saber quem é a noiva. Ela fica espantada quando percebe que Branca de Neve está viva, mas a menina é gentil com a madrasta e a presenteia com pantufas. Mas as pantufas são amaldiçoadas e fazem a madrasta dançar até a morte, literalmente. Que legal, né?

A Pequena Sereia
A história original da Pequena Sereia é mais conhecida do que as outras: no final, ao invés de ficar com o príncipe, Ariel o vê casando-se com outra mulher e se desespera, já que não pode voltar ao mar. Então, suas irmãs sereias entregam a ela uma adaga para que ela mate o príncipe. Ariel, porém, não consegue por amá-lo demais, e se joga no mar, morrendo. Em algumas versões, ela se torna um espírito de espuma do mar e ajuda as outras sereias. De qualquer maneira, ela morre.

Chapeuzinho Vermelho
Na primeira versão da história, a Chapeuzinho era uma menina inocente e educada que foi visitar a avó. Ela pediu informações para o Lobo Mau, mas ele a indicou o caminho errado, a seguiu e a devorou. Fim. A moral da história era, aparentemente, não falar com estranhos

Porém, em algumas versões, o Lobo Mau chega na casa da vovó antes da Chapeuzinho, mata a velhinha e prepara sua carne, convidando Chapeuzinho para uma nutritivo jantar, logo antes de devorar a menina também. Em versões mais recentes que o lenhador foi incluído: ele tirava a Chapeuzinho e a vovó da barriga do Lobo Mau e enchia a barriga dele de pedras, sendo que ele não conseguia correr e morria. Em todos os casos, o conto é bem bizarro.

Fontes: www •  www •  www •  www

É só isso por hoje ♥ Talvez algum dia eu faça um parte II, porque são muitos contos interessante <:

 Bye bye~ Don't hate me ;w;

4 comentários :

  1. Teve uma vez que eu encontrei o site de contos dos irmãos Grimm, então eu fui ler - não acreditava nem acredito mais nas versões fofas e legais da Disney. Pois bem, acho que eu li a da Branca de Neve completa, a da Bela Adormecida e da Chapeuzinho Vermelho. A da Pequena Sereia eu não conhecia, estou chocada, gente @_@ Fça auma parte dois sim, adoro ver os sonhos das pessoas que acreditavam na Disney ruindo.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca encontrei os contos na íntegra, só resumos... Vou ver se acho \o/ Gosto das versões fofinhas da Disney, mas se você pensar bem a fundo, claro que não era bem assim a história original -q Haha, a da Pequena Sereia é a mais conhecida, e ela não é tão bizarra quanto as outras~ Só é triste, né ç.ç Vou fazer uma parte II, mas acho que vão ser mais contos que a Disney não fez (ainda e__e)

      Excluir
  2. Ai vc para para observar a história real e vê q de feliz para sempre nem todas tem... é meio cabreiro o mundo dos Grimm!

    http://animesjaychan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é~ Bizarro e ligeiramente triste, mas bem interessante :D Isso que é legal de ver as histórias originais =u=

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!