Sapatos versus Livros?

domingo, 8 de março de 2015


Já é aniversário da Taeyeon na Coreia do Sul~ Então Happy Taeyeon Day ♥

Ayo! Feliz dia das mulheres, y'all! Este post tem um pouquinho haver com a mulher, a representação dela e blá blá blá e embora não tenha planejado postar ele hoje, o destino conspirou para que fosse assim.

Resolvi fazer algo diferente hoje: um post de debate! Trouxe um assunto que sempre me deixa meio frustrada, mas tenho a impressão que sou a única que tem essa opinião sobre ele. Vim expor ela e quero que vocês respondam, discutam e xinguem muito nos comentáriosLet's go!

"Se uma mulher tiver mais livros do que sapatos, case-se com elas"

Você provavelmente já ouviu esta frase (ou variações dela) em algum lugar - seja Twitter, Facebook, Tumblr ou a caçamba de redes sociais que eu sei que você frequenta. Porque é fato: essa frase e várias outras que separam as mulheres em "mulheres fúteis" e "mulheres inteligentes" têm rodado muito as redes sociais e gerados alguns debates tretas. Mas, se você concorda com ela, por favor, pare.

Eu conheço vários leitores, frequento grupos de leitores no Facebook e sim, eu me considero uma leitora ávida; mas ultimamente as pessoas têm assumido que, se você gosta de ler, você é automaticamente superior e mais conhecedor do mundo do que todas as outras pessoas que não leem. 

Calma. Aquietem seus egos e outras partes aí porque não é bem assim.

Gostar de ler não te torna intelectual, e gostar de moda não te torna ignorante. Não existe esse negócio de que a mulher só pode ser um ou outro - existem mulheres que amam as duas coisas e outras que as odeiam. O ser humano é muito complexo para poder ser definido em apenas uma das características, e honestamente, eu não entendo qual é a grande incompatibilidade entre elas. 

Eu nem gosto de sapatos tanto assim, mas adoro moda e maquiagem; adoro livros também. E admito que eu gasto a mesma quantidade de dinheiro com os dois, gotta problem w'that? Ninguém deveria ficar metendo o dedo nos gostos das outras pessoas - isso é literalmente a coisa que eu mais odeio no mundo.

Existem pessoas que amam sapatos e são incríveis e inteligentíssimas, assim como existem pessoas que leem muitos livros cults mas são alienados e burros como portas. Nossos gostos não definem nosso intelecto - não adianta nada ler livros difíceis se você não absorve o que eles querem passar, e não é porque você gosta de ter uma boa aparência que você é fútil e uma Regina George (ou qualquer outra mimadinha de filmes adolescentes americanos) da vida. 

Então fique a dica para você que acha que a frase faz sentido: ela não faz. As pessoas, especialmente as mulheres, têm muito mais nuances do que nós imaginamos. É uma grande idiotice achar que só porque a mulher tem muitos livros, ela é melhor esposa do que a mulher que tem muitos sapatos. A mesma coisa serve para aquela "garotos que gostam de ler, vocês existem?". Calma, o garoto não é mais gentil ou mais romântico que os outros porque ele lê, ok? Ok.

E já que estamos falando de leitores vs. fashionistas, vamos para outra imagem que eu acho bem nojentinha:



Não gosto muito dessa imagem porque ela é bem ambígua - a pessoa que fez o desenho provavelmente queria apenas fazer uma crítica à sociedade uniformizada e blá blá blá, mas acho que, sem perceber, acabou fazendo uma crítica às garotas que gostam de maquiagem e roupas curtas. É complicado interpretar essa imagem porque ela dá a ideia de que você só pode ser realmente conhecedor das coisas se você for "diferente" de todo mundo.

E não me entendam mal: é bom sim ser diferente, é bom ter opinião e personalidade própria. Na realidade, é ótimo! Mas a imagem deixou a ideia errada, e novamente separou as mulheres em dois tipos: as que gostam de estar na moda e as que são inteligentes, insinuando que não é possível ser os dois.

Buuut, talvez isso tudo seja só uma neurose minha e eu esteja sendo chata. Mas vamos lá: qual é a sua opinião sobre essas frases e imagens? Comentem~ Só peço que sejam civilizados e__e"

That's it, y'all! Se gostaram do post de hoje, com certeza voltarei com mais debates no futuro =w= Bye bye~

2 comentários :

  1. Olá!
    Com quase 24 anos e praticamente formada, tenho que dizer que sapatos são tão importantes quantos livro kjsdhjkfksdj na boa, a pessoa que não liga pra aparência e supostamente só cuida do querido cérebro nem arranja emprego.
    Mas, falando sério (não que o comentário anterior não seja verdade, mas enfim), concordo com boa parte do seu texto, senão tudo.
    As pessoas tem dificuldade em compreender que se preocupar com a estética não atrofia o cérebro, ou que uma mulher que vive lendo é super inteligente porque até isso não é verdade.
    O problemas é que muitas mulheres perpetuam esse pensamento compartilhando (não só no sentido do facebook) esse tipo de coisa. Muitas mulheres, por seus problemas e outros contratempos da vida, não fazem uso da maquiagem e outros tipos de "embelezamentos" e, para haver uma auto-compensar, idolatram o próprio "conhecimento", buscando diminuir as demais.
    Srsly, homem que fala que se a mulher tem mais livros que sapatos é pra casar já deixa claro que ELE é quem merece ficar sozinho. Sou da turma que tem mais livros que sapatos, não sei me maquiar e não uso roupas curtas, mas UAU ADIVINHEM meu temperamento é bem difícil de lidar, odeio arrumar a casa, sou mão-de-vaca nível ULTIMATE e: não, não vou cozinhar pra você kk
    Anyway, é 2:30 e eu já não estou fazendo sentido skjfdk
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ♥
      Com 14 anos e quase formada no Ensino Fundamental, tenho que concordar com você HAHA! Realmente, a apresentação é tão importante quanto o conteúdo, vamos colocar assim.
      Que bom que concorda \o/ Quando escrevo esses textos fico com medo de estar falando besteira -q
      Sim, as pessoas parecem associar beleza a burrice e leitura a inteligência D:
      É realmente isso que você falou~ Nem preciso acrescentar nada, acho 8D
      Sempre digo isso também - eu não ficaria com ninguém que se interessou por mim porque gosto de ler -qq Tenho mais livros também, mas sempre uso maquiagem e eu gosto de shortinhos ;w; Nem por isso sou ignorante nem fácil de manipular -q Estamos juntas nessa vida de temperamento difícil o/
      Não fazer sentido é legal )o)

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!