KPOP 101 | Como tudo começa

domingo, 20 de dezembro de 2015


Ayo! Sejam bem vindos a um novo quadro do blog, o  KPOP 101  \o/ Esse post foi uma sugestão do leitor John Campos, que me explicou que entrou recentemente no mundo colorido do k-pop e me pediu pra fazer um  "guia para iniciantes" sobre esse gênero. Bem, como existe muita coisa para falar sobre k-pop, resolvi dividir essa ideia em vários posts, cada um com um foco.

Nesse post eu vou falar das diferentes empresas,como funciona o sistema de treinamento de artistas e formação de grupos e também dos vários conceitos usados no k-pop. É como se fosse a aula introdutória -q Se preparem, que esse post está enorme~ Vamos lá \o/


Lá na Coreia do Sul, a cultura do k-pop é muito vasta e muitos jovens querem se tornar idols. E até é fácil entrar nessa vida: basta procurar uma empresa, fazer uma audição e, se você tiver talento, carisma ou qualquer outro charme, a empresa te contrata como trainee (artista em treinamento) e te ensinam a dançar, cantar, atuar, etc e etc. Muitos já começam nessa vida desde bem novos, aos 10, 11 anos. Em média, eles treinam por quatro ou cinco anos antes de debutar - ou seja, estrear no mundo da música.

Algumas empresas gostam de deixar o público familiarizado com um grupo mesmo antes do debut: é o caso do Seventeen, que teve os programas o Seventeen TV e o Seventeen Project com a finalidade de já criar um fanbase antes da estreia oficial. Ultimamente, a moda tem sido reality shows de sobrevivência: temos aí o Who Is Next, o Mix & Match, o Sixteen e o NO.MERCY. Esses programas de sobrevivência originaram o Winner, o iKON, o Twice e o Monsta X, respectivamente. Neles, trainees passavam por desafios de eliminação e no final apenas alguns teriam a chance de debutar num grupo. Meio cruel, né? Mas enfim...

Existe, também, um pouco de polêmica sobre ser trainee: há histórias de pessoas que foram trainees por anos e nunca conseguiram debutar, que foram cortadas da empresa por não ter talento ou por estar ficando velho demais para ser idol. Muitas pessoas que sonham em se tornar idols acabam sendo apenas dançarinos de fundo ou figurantes em MVs, especialmente nos últimos tempos já que o k-pop se tornou mais popular e muitas pessoas querem uma chance no mundo artístico. Atualmente, se não me engano, existem mais de 300 grupos de k-pop ativos, a competição é gigante e vários deles não conseguem alcançar nem três anos de carreira antes de terminar - vide Tiny-G e EvoL, que eram grupos maravilhosos e terminaram cedo demais. É triste, mas é a realidade fria da indústria do k-pop ;w;

Vale lembrar sobre esse lado ruim do k-pop. Não podemos negar que as empresas são nada mais nada menos que fábricas de idols; isso choca muita gente, mas é assim que é e é a vida que eles escolheram. Pessoalmente, como fã, eu só quero que os idols fiquem felizes e me deixem felizes - é isso que importa para mim.



Primeira coisa que você precisa aprender sobre o k-pop: acostume-se com muitos grupos e conceitos diferentes. Sério. Vai ter gente sendo fofa, sendo sexy, sendo badass, sendo nonsense, sendo tudo. E isso é uma das coisas mais legais do k-pop! Tem gosto pra todo mundo - com algum desses conceitos você vai se identificar.

 Aegyo, aegyo, aegyo everywhere!

Já ouviu falar de aegyo, mas não sabe o que é? Basicamente, aegyo - pronuncia-se êguio - significa "ser fofo" ou "agir de forma fofa". Lá na Coreia, todo mundo gosta e os idols fazem aegyo em programas de variedade ou nos clipes para agradar os fãs - é uma forma de fanservice, vulgo fazer tudo que os fãs pedem.

 

O aegyo é tema de vários videoclipes: tá aí de exemplo Gee do Girls' Generation, Boyfriend do Boyfriend, Abing Abing do Orange Caramel - e esses são os que eu lembrei agora 8D Eu gosto muito de aegyo, fofura, vozes bonitinhas e tals, mas há quem ache irritante xD E eu te entendo - mas como eu já disse, o k-pop tem vários estilos justamente pra agradar a todos. O próximo é o oposto do aegyo...

 Sexy sem ser vulgar... Ou não

Ultimamente, conceito sexy é o que  lá na Coreia, aparentemente. A cada dia brotam novas músicas sedutoras e coreografias sensuais - às vezes até apelativas. Na maior parte da vezes, eu gosto, mas tem vezes que é realmente apelativo e eu acho demais - vide Roll Deep da HyunA: eu amo a música, mas a coreografia me deixa desconfortável )o)

 

Alguns exemplos de MVs sexys? Troublemaker do Troublemaker, Miniskirt do AOA, A.D.T.O.Y. do 2PM, Something do Girls' Day, e Paradise Lost da GaIn, que tem uma coreografia linda e sensual que imita os movimentos de uma cobra (sou fangirl da GaIn, é).

 BAD ASS!

Pessoalmente, esse é um dos meus conceitos preferidos. Eu adoro ver os idols sendo lindos e maravilhosos, esbanjando poder nas coreografias e nos olhares. 

 

Os meus preferidos desse tipo são We Are Bulletproof pt. 2 do BTS, I Am The Best do 2NE1, The Baddest Female da CL, e Warrior do B.A.P. Se o seu estilo é poder, força e a sensação de que sua bunda está prestes a ser chutada, essas são minhas recomendações pra você )o)

 What? Nonsense!

Eu também gosto muito desse conceito - é meu guilty pleasure, meu amor secreto. O conceito nonsense - sem sentido - se descreve: esquisitices, cenários coloridos, figurinos extravagantes e coisas que você não entende, mas talvez você acabe amando mesmo assim, como acontece comigo )o)

 

My Copycat do Orange Caramel (e basicamente todas as outras músicas delas), Up & Down do EXID, Pretty Pretty do Ladies' Code, Fantastic Baby do BIGBANG, Doom Dada do TOP e What's Happening? do B1A4 são alguns exemplos de músicas de conceitos bem estranhos, mas que nós amamos mesmo assim ♥

 Conceito "vou fazer seu coração flutuar/despedaçar"

Também um dos meus preferidos, nesse conceito fofo-mas-não-irritante os cenários são simples, a música é bem leve e normalmente tem uma historinha no MV. Não tem nenhuma das extravagâncias dos MVs anteriores, então até quem não gosta de k-pop acaba gostando dessas músicas em específico, simplesmente porque elas são lindas e fazem coisas com o seu coração )o)


  


Q&A do Seventeen & Ailee, Day 1 do K.Wil e Give Love do AKMU, entre outros, tem um conceito criado pra te fazer sorrir boba e aquecer seu coração. Já The Light do The Ark, Please Don't do K.Will e Severely do FTISLAND são pra se encolher em posição fetal no chão e chorar mesmo ;w;

 Pirigóticos das trevas

Não resisti, tive que colocar esse título. Por último, mas não menos importante, o conceito dark, trevoso, gótico e solitário. Não é dos meus preferidos, mas eu gosto também - se bem que eu sou a boba que gosta de tudo )o) Esse conceito usa maquiagem bem pesada, cenários assustadores, histórias macabras e uma música no mínimo triste.

 

Alguns exemplos são It Hurts do 2NE1, Voodoo Doll do VIXX, BBi Ri Bba Bba da Narsha e Witch do Boyfriend. E tenho certeza que esqueci de alguns. Se tiver alguma sugestão deixe nos comentários ^^ Eu amo conhecer músicas novas através de vocês >.<

Então... Percebeu que alguns artistas apareceram em vários estilos diferentes? Pois é, isso é uma das minhas coisas preferidas no k-pop: todos os grupos são versáteis, sempre tentam coisas diferentes - às vezes não conseguem convencer, mas na maior parte do tempo, tudo que eles lançam é sucesso )o)

Essa foi a nossa pequena introdução ao k-pop - talvez  alguns de vocês já soubessem de tudo isso, mas eu precisava fazer essa intro só por formalidades )o) O próximo post do KPOP 101 será tudo que você precisa saber sobre comebacks: as apresentações ao vivo, competições de programas musicais, programas de variedade, tudo para acompanhar as promoções da música nova do seu idol preferido.

E por hoje é só, gente ♥ Esperem vários posts de final de ano por aqui nessa semana )o) Já tô fazendo minha retrospectiva + melhores do ano e vou tentar fazer algo pro Natal também >.< Kissus e bye bye~

10 comentários :

  1. Hannah ❤! Obrigado pelo post haha, certeza que vai ajudar muita gente(além de mim ⌒.⌒). Eu fazia uma breve ideia de que a indústria de K-pop/Kpop (How to write?! Kk) era meio cruel T_T, que bad. Os idols começam tão cedo?! Jurava que era apenas uma seleção e etc, e não todo um treinamento de cinco/seis anos para debutar, quanto esforço hein ('o'). Sobre o aegyo (só entendi o que era graças ao post kkkk), eu sempre achei que os olhos-puxados eram assim, com esse jeitinho fofo e etc, até acabava generalizando, mas não é que era fanservice? $_$. Estes estilos, são tão diferenciados '0', Badass e "vou fazer seu coração flutuar/despedaçar" são apaixonantes ♡.♡. Post incrível ❤ . Louquinho pelo próximo, muitas dúvidas sobre Comebacks haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonh ♥ Por nada, não lembro se disse, mas eu já queria fazer algo assim há um tempo, você só deu um empurrãozinho )o) Sim, a indústria do k-pop é meio triste, mas acho que isso incentiva os idols a melhorar e conseguir alcançar seus sonhos >.< Ashashuahs, não, não é só chegar lá e debutar, eles treinam muito e continuam treinando mesmo depois de estrear, todos são muito esforçados ♥ Alguns realmente fazem aegyo porque gostam e tals, mas normalmente são os fãs que pedem - vide o Woozi do Seventeen e a Sunny do GG, que não são lá muito fãs de fofura, mas os fãs gostam que eles façam aegyo xD É o que mais adoro no k-pop: tem gosto pra tudo, tudo mesmo )o) Esses dois também são meus preferidos, junto com o nonsense ♥ Que bom que gostou~ Vou fazer um post bem informativo, prometo >.<

      Excluir
  2. kkkkkkk pirigóticos das trevas ri muito com isso. Gosto de K-pop, mas não sou fanática. Adorei saber essas informações, é sempre bom dar uma passadinha aqui. Seu blog tem bastante tempo existência, parabéns por não desistir, gosto muito dele e você Hannah :3
    Beijuus! ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ashaushaush ando viciada nesse meme e senti a necessidade de escrever isso xDD Que bom que curtiu mesmo não sendo fããã de kpop ♥ E eu amo saber que você ainda passa por aqui, Letícia =w= Uma das minhas primeiras leitoras, acho que o Meu Mundo e o fato de eu não ter desistido deve bastante a você >.<

      Excluir
  3. Esse post foi muito esclarecedor, Hannah! Eu particularmente não consigo gostar de Kpop de jeito nenhum (e de qualquer pop em geral), o único que ainda consigo ouvir mais ou menos é o "pirigótico das trevas" hsuahsuahsudhaushauh
    Ainda bem que você explicou o que é "aegyo" porque galera fala disso o tempo todo e eu ficava tipo "hãn? ._." mas agora eu já sei. 8)
    Outra coisa que eu gostaria de saber é: o que é "bias", pelamordedeus? E também os comebacks tenho curiosidade de saber o que é!

    Enfim, não sabia sobre essa coisa da indústria também. Se parar pra pensar é bem triste isso, deve ser meio parecido com a indústria de moda, sei lá, a pessoa tem que se encaixar muito no perfil e provavelmente tem que sacrificar algumas coisas pra chegarem lá.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay, que bom que gostou ♥ Haha, tudo bem - cada um com seu gosto :) Apesar que eu acho que em algum canto do k-pop vai ter algo que você vai curtir, nem que seja o pirigótico das trevas ashaushauhs
      Haha, que bom que ajudou -qq Depois vou fazer um post só de termos do k-pop, "bias" inclusive )o) Mas já te respondendo, "bias" é o membro preferido do grupo ^-^ Comeback é um termo usado pra quando um artista lança algo novo e promove essa música - no próximo post desse quadro eu vou explicar melhor >.<
      Sim, é bem parecido mesmo. Alguns idols sacrificaram muito pra terem chegado onde estão, mas acho que se eles alcançaram seus sonhos, valeu a pena~

      Excluir
  4. Eu assisto, vez ou outra, um programa que acho que é de debuts, mas de rappers. Aí as gurias fazem rap falando até baixarias e eu, que sou acostumada com o lado aegyo da Coréia, fico meio "caraaaaaaaaaaaca". Creio que o nome seja "Unpretty Rapstar"
    Mas sobre a indústria, o primeiro contato que tive com essa realidade foi quando ouvi aquela musica (que não me recordo o nome) onde uma mulher estava presa vendada numa cadeira meio que sendo controlada conforme as vontades dos manequins. Curtia muito a música o mv em si, aí fui procurar saber e descobri que era uma critica.

    Sobre os estilos, escuto todos, sem exceção. Mas uma coisa que já fez minha prima e minhas irmãs me olharem meio estranho é a quantidade de mv's sexys que tenho salvos z.z 90% das minhas músicas de kpop são depressivas ou sexys, os outros 10% são aleatórias -q
    E Orange Caramel é vida -q Aing aing~ Escuto desde sempre ahhahaha
    Uma coisa que achei engraçada são as coreanas sendo sexys. Tem o estilo sexy sem ser vulgar e o estilo sexy a la bonde das maravilhas -q Nunca as imaginei assim até ver -q
    GaIn ❤❤❤❤❤❤❤❤

    Alguns dos clipes que mais tenho visto/ouvido nos últimos tempos são Mismatch, Hello Bitches, Between Heaven and Hell e Love Game. Acho que você conhece todas XD

    Adorei o novo quadro! Sei algumas coisas porque já fui bem chegada nesses paranauês,mas vai ser um quadro bem útil pra eu aprender mais e me aprofundar \o/

    Boa sorte!
    Kissu Kissu ❤
    My Dear...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é de debuts não haha' O Unpretty Rapstar é um programa de sobrevivência com rappers já conhecidas do k-pop/k-hiphop. ASHAUSHAUSH o UR é mais com rappers underground do hiphop coreano, não tem muito a ver com a parte idol, exceto por algumas rappers de girl groups aqui e ali.
      Não sei qual é esse MV que você tá falando >.< Se lembrar, me manda por favor porque quero ver )o) Sim, alguns artistas criticam a indústria com as músicas/MVs; o EXID com Ah Yeah por exemplo criticou a censura excessiva nos programas de TV coreanos.
      Eu também ouço de tudo, sou do tipo que ama tudo ♥ Eu também adoro MVs sexys =w=
      Orange Caramel é puro amor ♥ Adoro elas, e adoro conceito nonsense haha' Sim XD Eu gosto mais do sexy elegante como o Girl's Day, mas eu acabo adorando as músicas mais "vulgares" como a HyunA porque normalmente são muito chicletes e viciantes )o)
      GaIn é vida ♥♥♥♥♥♥
      Só não conhecia Mismatch, tô ouvindo agora e amando muito >.< Conhecia o Vasco, mas não a Shin Bora, me apaixonei pela voz dela ♥ Ando muito viciada em Hello Bitches também )o)
      Que bom que gostou~ Vou me esforçar pra fazer posts úteis e te arrastar por completo pro mundo do kpop \o/

      Excluir
  5. Olá, Hannah Mila! Aqui é a Mitsuboru, administradora da Pensão Koi, com um notificado: se você quiser continuar mantendo seu bishie e seu quarto no projeto, você deve participar do evento de inverno que está acontecendo neste exato momento na Pensão. Caso opte por não participar, você perderá sua vaga e seu quarto ficará disponível para ser ocupado por outra pessoa. Estamos realizando esta "limpeza" nos membros inativos para que mais gente interessada possa fazer parte da Pensão. Pense com carinho, pois espero continuar te vendo por lá ♥ Obrigada pela atenção!

    Mitsuboru [ Pensão K O I || koi no ryokan ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Mitsu-san~ Obrigada por avisar, prometo que vou participar, adoro a Pensão ♥

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!