KPOP 101 | Glossário k-pop

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016


Ayo! Sim, estou viva, só pra constar. Não vou tentar dardesculpas pra vocês. Hoje trouxe mais um post do quadro KPOP 101, em que eu explico vários aspectos do mundo do kpop para vocês ♥ Se você perdeu o primeiro post, confira aqui \o/ Na verdade, eu queria esperar mais um ou dois posts antes de fazer este, buuut por alguma razão só tive inspiração pra terminar esse aqui -qq

Eu sei que disse que este post seria sobre comebacks e tals, mas em vez disso, resolvi fazer um mini dicionário k-popper - até porque, nos próximos posts vou usar bastante esses termos )o) Mas enfim, estou com um pouco de pressa, então vamos lá~

Palavras usadas pelos fãs - este é o guia para entender a língua k-popper )o)

Bias (baias)
Aposto que esse vocês já ouviram muito, né? Bias é o seu membro preferido do grupo, só isso. Ou seja, quando alguém perguntar "Qual o seu bias no grupo x?" é só responder qual dos membros é o seu preferido. É complicado escolher um preferido em grupos entre tantos membros charmosos e maravilhosos, então a minha dica é: aquele que chamou sua atenção primeiro é provavelmente o seu favorito - comigo, pelo menos, funciona assim xD Senão, é aquele que você olha e pensa: "quero ter você na minha vida". Não ajudei muito, mas enfim.

Ultimate bias
Agora que já expliquei o que é bias, o ultimate bias é aquele bias que é o rei/rainha do seu coração. Que sobrepõe todos os outros. Que você faria de tudo pra conhecer. Alguns dizem que você só pode ter um ultimate, mas eu discordo - até porque  eu tenho três :v Não existe nenhuma regra e você pode ter vários ultimate bias sim. Só mantenha em mente que o seu ultimate é aquele que você ama de verdade; o resto é só quedinha )o)


Os coreanos tem váááários tratamentos, e aqui estão os principais deles.

Oppa (ôpá)
Tratamento usado por meninas para falar com rapazes mais velhos. Literalmente, significa "irmão mais velho", mas as garotas chamam amigos mais velhos de oppas também. As meninas lá da Coreia gostam de meninos mais velhos então às vezes, como piada, a comunidade k-popper usa oppa como equivalente à crush -qq É a versão coreana de senpai.

Unnie (ôní)
Tratamento usado por meninas para outras meninas mais velhas. Literalmente, significa "irmã mais velha", mas, de novo, também é muito usado entre amigas. 

Hyung (hiang)
Tratamento usado por meninos para outros garotos mais velhos. Também significa "irmão mais velho" e é usado entre amigos, mas hyung (e não oppa) é a palavra usada pelo moços.

Noona (nuna)
Tratamento usado por meninos para garotas mais velhas. De novo, significa "irmã mais velha", pode ser usado entre amigos e é falado apenas pelos meninos.

Sunbae (sanbê)
Daqui pra frente os termos são unissex. Sunbae significa veterano e pode ser usado entre amigos ou colegas, seja de escola, de trabalho ou qualquer outra coisa. 


Outras palavras/gírias/termos aleatórios usados pelos coreanos.


Hoobae (hoobê)
É o contrário de sunbae: é um termo usado pelos sunbaes para se referir aos seus juniores. Porém, diferente de sunbae, que pode ser usado como tratamento (por exemplo, chamar alguém de Fulano-sunbae), hoobae é um termo mais usado como em "este aqui é meu hoobae, Ciclano", "o meu hoobae é assim..." Por esse motivo, ele não está na lista de tratamentos, e sim de termos. Vale lembrar que a cultura coreana é muito de respeito aos mais velhos/mais experientes, então são esses que recebem tratamentos. Na Coreia, a primeira coisa que fazem ao se apresentaram é perguntar a idade do outro, e assim saber como tratá-lo.

Maknae (magnê)
Maknae é o mais novo de um grupo - de idols, de amigos, de pessoas no geral. O que nasceu por último é o maknae, e normalmente aquele que leva o lixo para fora, o que vai ao banheiro por último e o que é mimado pelos hyungs/noonas/oppas/unnies. Mais um termo que mostra a importância que os coreanos dão à idade e como as relações deles giram em volta disso. 

Aegyo (êguio)
Como já expliquei no post passado do KPOP 101, aegyo significa agir de maneira fofa. Seja fazendo uma cara de cachorro perdido, mandando beijinhos ou corações, falando com uma voz fofa... Existem várias formas de aegyo e os fãs adoram que seus idols façam todas elas.

Aigoo/omo (aigu/omô)
As duas palavras são como um "ai meu deus"; a diferença é que aigoo é mais como um suspiro, enquanto omo é uma interjeição de surpresa. É o que você mais vai ouvir vendo programas ou doramas, especialmente de pessoas mais velhas.

4D
Eu mesma não sabia o que era esse termo até pouco tempo atrás, então resolvi explicar pra vocês não sofrerem como eu sofri -q Quando dizemos que alguém é 4D, significa basicamente que essa pessoa "vive no próprio mundo". Quem tem uma personalidade 4D é alguém bem honesto, com um jeito excêntrico ou muito distraído (vulgo lerdo). E, contrário ao que você talvez tenham imaginado, é um grande elogio! Alguns exemplos de idols com personalidade 4D são (com direito a gifs): Park Bom (2NE1), Heechul (Super Junior), V (BTS), Onew (SHINee) e Jo Kwon (2AM); e só pra constar, idols 4D são tão amorzinho que todos esses que eu citei são meus bias 8D

Beagle 
Outro termo que eu não sabia o significa até algumas semanas atrás 8D Beagle é um termo usado pra designar alguém muito agitado, barulhento, maluco, às vezes meio irritante mas amável de qualquer maneira - como um beagle. Alguns exemplos são Chanyeol, Baekhyun e Chen (a beagle line oficial EXO), Mamamoo (sim, o grupo inteiro), Jackson (GOT7) e S.Coups (SEVENTEEN). Não é um termo usado só no k-pop, mas vale colocar aqui.

Skinship
Skinship é usado em outros lugares também, mas no kpop é um termo usado pra se referir à interações físicas entre idols - abraçar, acariciar, brincar com o cabelo, repousar a cabeça no ombro do outro, sentar no colo, dar as mãos, etc. Buuut, vale lembrar que na cultura coreana é muito comum entre meninos fazer essas coisas. Há um provérbio coreano que diz "se você quer ser próximo de uma pessoa, a melhor maneira é através do toque", então quando você ver idols praticando skinship, não quer dizer que eles estão se pegando secretamente ou nada malicioso assim. É só a maneira deles de demonstrar que são próximos. Claro, você é livre pra shippar o que quiser - só não se iluda achando que skinship prova que o ship é real.


Termos usados para atividade de promoções, mídia, etc... 

Comeback
Quando um artista lança uma música nova e promove ela, através de aparições em programas de TV e rádio, isso é chamado comeback. Literalmente, um retorno do artista à mídia. Vou explicar num próximo post desse quadro como acompanhar os seus idols preferidos e apoiá-los durante essas promoções ^^

Live
O nome explica-se por si só: lives são as apresentações ao vivo dos artistas. Podem ser de concertos ou de programas de música (vou explicar mais sobre isso na aula sobre comebacks). Podem ser oficiais ou filmadas por fãs, vulgo fancams.

Sub-unit/subunidades
O nome explica: é uma unidade dentro de outra. Ou seja, um grupo dentro de um grupo. Inception mesmo. Alguns exemplos são TTS (Girls' Generation), Orange Caramel (After School), Super Junior M, Super Junior T, Super Junior H e KRY (tudo isso do Super Junior). Algumas sub-units, como essas que eu mencionei, conseguem ter sucesso igual ou até maior do que o grupo que as originou.


Se eu esqueci algum termo ou tem mais alguma coisa que vocês gostariam de saber, é só falar nos comentários - vou tentar tirar suas dúvidas o melhor que eu puder haha! Os grupos das imagens (SNSD, NU'EST, After School e Seventeen, respectivamente) são os que eu mais ouvi ultimamente, tomem eles como recomendações =w=

E aproveitando que o tópico é k-pop: eu e minha amiga Rebeca resolvemos criar um canal no Youtube sobre k-pop, apenas porque sim - e é claro que tenho que chamar vocês pra conferir! Podem conferir o primeiro vídeo do canal aqui. Ainda é estranho falar sozinha com uma câmera pra gente (-q) e eu sou muito noob na edição, mas espero que vocês acompanhem a nossa evolução ♥ Já tô editando o próximo vídeo e talvez saia nesse fim de semana :D

É isso~ Bye bye meus cupcakes de limão com cereja ♥

4 comentários :

  1. Canal?! O M G, best news, seguindo haha. A maioria dos termos hierárquicos eu aprendi só agora, são tantos kk. E só conhecia o "4D" nos Termos Coreanos, a vida ficou bem mais fácil agora kkkk. Muito obrigado, super post ❤ :D, kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da ideia AHSUAHSUAHS Siiiim, são vários, os coreanos dão muito importância a esse tipo de coisa, é bom saber todos pra não ficar perdido haha xD Ah, ainda bem que foi útil ♥

      Excluir
  2. Esses posts da série KPop 101 estão sendo bem úteis, mesmo pra pessoas como eu (aliás, acho que principalmente nesses casos) que não são de escutar muito mas ficam boiando quando o povo começa a falar sobre.
    Aprendi um monte de coisas novas, não conhecia nem entendia absolutamente nenhum desses termos! E achei legal ver como a cultura coreana é bem diferente da nossa, né.

    Beijo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Waaah, que bom que está gostando e acompanhando mesmo sem ser do mundo do k-pop AHSUAHSUAH ♥ Fico feliz que tenha ajudado~
      Sim, acho que um dos pontos mais legais de ser k-popper é aprender um pouco mais sobre a cultura coreana, uma língua diferente, costumes diferentes, etc... É bem interessante! ^^

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!