KPOP 101 | Comebacks e fandoms

quarta-feira, 7 de setembro de 2016




AyOooOOo! *aterrissa de volta na blogosfera com uma nuvem de fumaça rosa e purpurina lilás* Pois é, mais de um mês sem postar. O caso é que, como eu expliquei para a minha amiga, química é uma filha da puta. Eu estou pela primeira vez experimentando o que é quase não passar em algumas matérias - mas eu sou uma boa aluna e consegui passar com notas razoáveis (acima de 8 é maravilhoso pra alguns, mas eu queria mesmo é uns 10). Also, eu estou ensaiando para dançar cover de k-pop em um evento em outubro, então ultimamente todos os meus finais de semana têm isso dedicados puramente à isso.


Enfim, depois de muito tempo, estou voltando com a série KPOP 101, em que eu explico os básicos sobre o kpop pros noobs iniciantes ♥ Já fiz outros dois posts da série, confira aqui~ Hoje, tem um combo: tudo sobre comebacks + como ser um bom fã e apoiar seu grupo preferido + fandoms, fansites e sasaengs. Quer saber exatamente o que é tudo isso? Let's go \o/


Antes de tudo, o que são comebacks? Comeback é quando o grupo/artista lança uma música/álbum novo. Mas, na verdade, não é bem isso: só é considerado comeback mesmo quando o idol lança uma música nova e a promove - indo em programas de TV, rádio, fazendo fansigns, etc. Eles podem só lançar uma música e um clipe, mas se não a promoverem na mídia, não vai ser comeback (como foi o caso do Boyfriend com To My Bestfriend, ou do AKMU com Time and Fallen Leaves).

Quando tempo de um comeback pra outro? Diferente do pop ocidental, onde os artistas normalmente lançam um álbum a cada um ou dois anos, no k-pop é mais comum o lançamento de mini-álbuns ou single álbuns. Os mini tem de quatro a seis faixas e os single até três. Por isso, os comebacks tem intervalos curtos entre si - normalmente os grupos fazem dois ou três comebacks por ano (ou seja, não dá pra dizer que eles não trabalham!). Isso é no geral, é claro que tem grupos que fazem só um comeback por ano, ou não fazem comeback at all (*cof* SNSD *cof* After School *cof*). Mas no geral, é assim~ Grupos novos costumam fazer vários comebacks seguidos porque né, precisam se promover o máximo que puderem (como o Oh My Girl, que promoveu Liar Liar, Windy Day e agora A-ing, um seguido do outro). Mas isso é até meio preocupante, pois cansa bastante os idols... 

Como exatamente são as promoções? Na Coreia do Sul, existem os programas musicais - são vários, entre eles Inkigayo, Music Core, M!Countdown, The Show, Show Champion... Eles são programas de TV semanais em que os idols vão e se apresentam ao vivo, além de ter entrevistas e brincadeiras.


Além das apresentações normais dos idols, esses programas fazem às vezes special stages, que são perfomances especias - sejam grupo fazendo cover de outros, ou juntando vários idols para apresentarem-se juntos ♥ É sempre muito legal, então eu acho os programas musicais uma das partes mais legais do k-pop.

Outro detalhe é que esses programas tem sempre um vencedor da semana. Eles juntam pontos de votação de fãs, visualização no Youtube, vendas de álbuns digitais e físicas e coroam toda semana um artista vencedor. Quando um grupo consegue seu primeiro troféu em programas musicais, chamados de first win. E quando eles conseguem  manter a posição por três semanas, é uma triple crown. Esses prêmios são importantes pois representam o sucesso e a popularidade do artista. Infelizmente, existem grupos de anos que nunca tiveram a first win, como o Nine Muses e o NU'EST (e eles sUPER MERECEM TÁ)


Como fazer meu grupo fave ganhar nos programas musicais? Vai de programa pra programa: o The Show tem um sistema de votação pelo site chinês dele e votação com as hashtags pelo twitter; o Show Champion tem um aplicativo próprio para votação; o M!Countdown tem um site para votação; vá atrás de alguma fanbase do seu grupo preferido e pergunte como você pode contribuir ^u^ O que me leva ao ponto...

O que diabos são fanbases? São bases de fã, ué. Tá parei. Caham. Fanbases são páginas - de Facebook, Twitter, Tumblr ou sites - que dedicam-se completamente a divulgar e enaltecer certo grupo ou artista. Fanbases disseminam informações, traduzem coisas sobre o grupo, postam fotos tiradas por fansites (falo deles logo a frente), etc etc etc. A maioria dos grupos de kpop tem uma fanbase brasileira, e os(as) donos(as) dessas fanbases são sempre muito amorzinho, dedicadissímos e sempre prontos para ajudar os outros fãs. Fanbases também costumam legendar programas com os idols, organizar projetos (como presentes de aniversário para os idols), encontros de fãs, grupos de whatsapp. Algumas fanbases que eu aprecio demais são: Hey SM17E (Seventeen), So One (Girls' Generation) e SunnyDay Brasil. Pra um conteúdo mais geral, sempre tem também fanpages interativas como a Nunca pause o MV. Ser ativos nessas páginas e em outras comunidades, como no Twitter e Tumblr, ajuda muito a conhecer melhor o fandom e dedicar-se aos idols.

E os tais dos fansites? Fansites são fanbases das coreanas. Mas fanbase de coreana não é só dar notícia sobre o idol - os(as) admins de fansites normalmente vão em todos os eventos que o idol vai, e tiram fotos/vídeos deles. Essas fotinhas vão pra produtos personalizados como bottons, bolsinhas, banners e photobooks, que são vendidos para arrecadar dinheiro para dar presentes aos idols e sustentar essa vida de stalker -qq Enfim, eu faço piada, mas fansites são algo bem grande nos fandoms coreanos e - vamos falar a verdade - nós fãs internacionais adoramos a fotos que eles tiram (essa galera tem um olho pra fotografia melhor que uns profissionais aí. Just saying).

  

Mas... Tem gente que stalkeia de verdade? Sim. Infelizmente. Essas são as chamadas sasaengs, "fãs" que perseguem os idols e tem um obsessão doentia por eles, ignorando todas as normas da boa moral. Já teve sasaeng que deu tapa na cara do ídolo ou botou veneno na comida dele (!!!!). Sasaengs vivem exclusivamente de perseguir seu ídolo, seguem eles em viagens, fazem plantão na frente da casa deles, sabem tudo que eles fazem, invadem dormitórios e roubam coisas pessoais, e inclusive guardam material de chantagem. Neste vídeo eles explicam melhor sobre sasaengs, mas basicamente - elas não são um exemplo.



Isso é algo que eu estava discutindo com alguém esses dias e resolvi fazer um adendo aqui. Por que, afinal, é bom fazer parte de um fandom? Amor de fã é algo muito forte e é muito mais importante do que as pessoas imaginam. Os idols que eu admiro são únicos pra mim, verdadeiras inspirações e meus motivos para continuar seguindo - é assim que eu me sinto, e sei que tantas outras pessoas também. Nós amamos tanto nossos ídolos que queremos nos dedicar a eles, divulgar, enaltecer e apoiar custe o que custar. As pessoas que não entendem esse sentimento costumam criticar - afinal, soa realmente muito bobo amar tanto alguém que você "não conhece". Mas às vezes, essa pessoa que "nem sabe quem você é" já te ajudou muito mais do que aqueles com quem você convive diariamente. E não só esse amor incondicional me fez muito bem, como também as amizades que eu fiz dentro dos fandoms. São amizades para um vida inteira, porque são pessoas que te entendem, te apoiam e nunca te abandonariam e que vão gritar com você quando sair comeback. Pra concluir esse momento gay: não sendo um fã exagerado e sasaeng-ístico, fazer parte de um fandom faz muito bem pra saúde -q Recomendo ♥

♥ | ♥ | ♥

Yeeeeeah.

As fotos das imagens de hoje foram de três comebacks que eu adorei de ultimamente: Russian Roulette do Red Velvet, Love Paint (every afternoon) do NU'EST e Whatta Man do I.O.I. Ficam as dicas musicais de hoje ♥

É isso gente~ Sobre o layout novo que eu mencionei: eu estou tendo um bloqueio terrível que, somado ao fato de eu estar realmente muito ocupada deu nisso. Então, vamos ficar com esse layout de Seventeen por mais um tempinho... O que não é exatamente ruim, eu acho )o)

Não se esqueçam de comentar e me avisem se perceberem que eu deixei de explicar algo ou disse alguma besteira, okay? Assim que possível eu dou uma passada nos blogs em que estou sumida~ Por favor não me abandonem -qq

Bye bye~ ♥

4 comentários :

  1. ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥ (Já disse um velho sábio: "Coraçõezinhos expressam coisas que palavras não conseguem") = eu com esse post novo *u*. Vamos lá~
    1º Quando vi I Like That ali no meio, já comecei a imitar o sax e dançar parecendo um retardado -parei¹
    2º Aprendi umas boas 50 coisas com esse post, nunca saberia que só é comeback se tiver promoção, como sempre, Hannah ensinando o que o resto não faz <3 -parei² ahsuhaus
    3º Esse último parágrafo tem mais verdade que notícia de facebook '3'. E o pior, às vezes fucking personagens que não existem te ajudam a se sentir melhor/te inspiram, tipo o Zoro do One Piece (sometimes vale a pena sacrificar seus sonhos pelos dos seus amigos) ou o Kirito de SAO (use duas espadas e taque um foda-se pro mundo = maior harém -parei³ ahsuahsu). Com idols então...tu sabe (duh q) que estou nessa faz tipo 6 meses, e ver um gif da bias sorrindo já tira todo a pressão que o ensino médio traz :'), é gratificante ♥. Obrigado Hannah! Vou fazer de tudo pra ajudar meus grupos faves ♥. 감사합니다~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ♥♥♥♥♥♥♥ ASHAJKDS
      1º Eu coloquei I Like That em homenagem a você mesmo xD O mínimo que poderia fazer pela pessoa que fez o KPOP 101 surgir -qq
      2º Ashuahsaus, é um problema normal, eu levei eras pra entender o que eram as tais promoções )o)
      3º Sim! Achei importante falar porque poucas pessoas entendem como ser fã de algo ou de alguém pode ser tão importante... Eu posso estar tendo o pior dia do mundo, mas é só ver o sorriso da Sunny ou ouvir uma música do SVT que fica tudo bem de novo ♥

      Excluir
  2. Muito legal cara ! Tenho amigas que gostam, e eu estava voando até encontrar essa matéria. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, fico feliz por ter ajudado! Que bom que gostou ♥

      Excluir

Deixe um comentário! Não se esqueça de pôr o link do seu blog (caso você tenha um, é claro) para eu dar uma olhadinha lá depois.
Kisses!